22 de ago. de 2011

Economizando energia no PC


Economizar energia não reflete somente em seu bolso, mas também na saúde do planeta. Menos tempo no chuveiro, passar roupa somente uma vez por semana, usar lâmpadas fluorescentes, entre outros são algumas medidas usadas por muitos para controlar o consumo de energia elétrica. Você pensa que seu computador fica fora dessa? Não. O computador também entra na lista.

Que é preciso economizar energia em tudo que seja possível, isso ninguém discute. Mas, na prática, temos preguiça ou esquecemos de nossas responsabilidades. Então para eu cumprir a minha parte de ajudar o planeta, aí vai algumas dicas relacionadas somente a computadores.

Vamos começar respondendo algumas perguntas que são muito comuns:

Protetores de tela ajudam a economizar energia?

NÃO. Screensavers não ajudam a economizar energia. É normal pensar que o protetor de tela economiza energia, eu mesmo antes de fazer esta postagem também achava isso. O protetor de telas é somente um processo a mais em execução no seu computador, ele não fecha nenhum outro processo para economizar energia como todos pensam. Além do mais, se o screensaver possuir efeitos 3D poderosos, pode consumir ainda mais energia do que o normal. Para você visualizar os processos abertos, faça o seguinte: ctrl + shift + esc / Processos.

Mas para que serve o protetor de tela então? O objetivo principal de um protetor de tela é aumentar o tempo de vida útil do seu monitor e não economizar energia, o protetor de tela previne danos ao monitor, principalmente aqueles monitores antigos CRT sofriam com o problema chamado "burn-in", que consistia na perda de imagem do monitor depois de muito tempo de uso, pois os monitores possuem tempo de vida útil. Caso queira poupar o seu monitor, no Windows 7 por exemplo, clique com o botão direito do mouse na área de trabalho / Personalizar / Proteção de tela. Depois de um tempo escolhido sem mexer no computador, o protetor entra em ação e basta um toque no mouse para o computador voltar ao estado normal.

Deixar o PC passar a noite toda em modo Sleep (hibernado) não gasta energia?

MENTIRA. Na verdade, o modo Sleep ainda consome energia, muito menos do que o normal é claro, porém não chega a ser nula. O monitor e o PC precisam de energia para se manterem em “modo suspenso" ou "dormindo" para voltarem a operar assim que você teclar em algum botão do teclado. Nesse estado eles podem consumir até 12 Watts, enquanto você dorme e sonha que não está gastando nenhuma energia (pois o computador não faz barulho).

Com o computador hibernado, o monitor fica dormindo, ou seja, ele fica "esperto" (com o led piscando) esperando você teclar algum botão do teclado para ele voltar a trabalhar, igual quando você desliga a CPU e esquece de desligar o monitor, daí o monitor fica dormindo. Só para constar, um LCD de 17 polegadas, ativo, gasta cerca de 30 watts e em estado de dormir, o consumo cai para apenas 1 watt.

Solução: Sempre que o PC não estiver em uso, desligue-o. Existem vários programas que ajudam você a fazer isso automaticamente. Esses programas são ótimos, por exemplo, se você sempre dorme antes da meia noite, você pode programar seu computador para desligar automaticamente meia noite. As vezes esquecemos de desligar o computador, não é verdade?

Deixar o PC ligado gasta menos energia do que desligá-lo e ligá-lo novamente?

NÃO. Desligar e ligar novamente gasta menos energia. Antes se pensava que ficar ligando e desligando o computador traria algum dano, é verdade, porém atualmente a tecnologia avançou muito. Computadores, aparelhos eletrônicos e outros gadgets podem ser ligados e desligados sempre que for necessário, sem nenhum risco.

Deixar o estabilizador ligado com o computador desligado ainda gasta energia?

SIM. O estabilizador gasta energia sim. Pesquisando na internet achei que ele gasta cerca de 10W a 20W, dependendo do aparelho. Isso porque a bobina eletromagnética acaba dissipando alguma energia mesmo quando não há corrente pelo uso do PC ou outros aparelhos ligados ao estabilizador. Veja que o estabilizador continua aquecido quando o PC esta desligado? Então esse calor é da dissipação dessa energia que acaba sando do seu bolso sem você perceber. O melhor é desliga-lo mesmo da tomada e só ligar na hora de usar.

Gasta muita energia deixar o modem ligado a noite toda?

NÃO. O modem gasta muito pouca energia, pesquisando pela internet percebi que a média gasta com um modem fica entre 3,00 a 8,00 reais por mês. Gastam no máximo 25KW. Mas não é porque ele não torra muita energia é que ele deve fiar ligado o dia todo, todos os dias do ano. Apesar de o modem ter sido feito para ficar ligado o dia todo, seria muito bom as vezes deixarmos ele descansar um pouquinho, uma boa hora para desligá-lo é quando você fica vários dias viajando sem usá-lo.

E os Switches e Hubs? Eles possuem o mesmo princípio. Porém há switches enormes, mais complexos, empresariais, que não se encaixam neste contexto e gastam mais energia.

Lá vai a dica

Para realmente economizar energia com seu computador, desative os protetores de tela. No lugar deles, configure seu computador para entrar no modo Sleep (hibernar) depois de um período de inatividade, como 10 ou 15 minutos. Assim, vários dispositivos do computador, como o disco rígido e memória ram serão desligados, porém o processador ficará ligado trabalhando com uma frequência muito baixa, o que permite uma grande economia de energia.

Como foi citado acima, hibernar o PC custa cerca de somente 10 Watts ou 12 Watts de energia, dez vezes menos do que o computador ligado normalmente e com o screensaver ativado.

Se você não estiver utilizando, desligue. Você usa a impressora o dia todo? Se não, ligue-a somente quando for usar. Um cartucho de tinta em repouso consome 4,5 watts, ou 3,24 KWh por mês (energia suficiente para manter acesa uma lâmpada de 60 watts por 54 horas). Quando sair do computador, para ir ao banheiro ou à cozinha, desligue o monitor. Você também pode deligar as caixas de som, HD externo e tudo mais que possua ligado e não vai usar de imediato.

Para zerar os gastos, quando você não for usar o computador, a única maneira é desligá-lo corretamente bem como todos os aparelhos que estão ligados a ele e tirar o estabilizador da tomada.

Preste atenção!

A população mundial estará usando duas vezes mais recursos que o planeta é capaz de produzir dentro de 50 anos a menos que haja uma mudança imediata no estilo de vida da humanidade, alertou a WWF. Aqui no Brasil, a eletricidade é de origem predominantemente hidráulica. As consequências desse sistema são alagamentos de vastas áreas causando impacto ambiental indesejável, com prejuízos à fauna e à flora regional.

Pense nisso: quanto mais energia você gasta, mais usinas nucleares são construídas e maior é o desmatamento.

Poderá também gostar de:
2leep.com

3 comentários:

Anônimo disse...

Na parte do texto que menciona a impressora, diz que deve ser desligada, mas ela gasta energia, mesmo não sendo usada?
Tenho uma multifuncional. Quando ligo o módulo isolador, observo que as luzes dela acendem e logo apagam.

Eric Augusto disse...

Sim. A impressora mesmo não usando gasta um pouquinho de energia.
Porém, há impressoras (impressoras a lazer por exemplo) que gastam bastante energia quando são ligadas, então as vezes compensa você deixar sua impressora ligada por algumas horas do que ligá-la e desligá-la quando for usar.

Anônimo disse...

ótimo post, bem observado alguns pontos que me deixaram de boca aberta, quem diria que o papel de parede gastava ?!)

Postar um comentário

Obs: Comentários com intuito de menosprezar nosso trabalho serão excluídos!