22 de nov. de 2010

Dicas de como pesquisar no Google


Fazer pesquisas na internet por meio do Google não é novidade alguma. Afinal 89,5% dos brasileiros usam o portal em suas buscas, conforme estudo mais recente da consultoria comScore. O que pouca gente sabe é como fazer pesquisas com mais eficiência no site. Por trás do visual simples e despojado da página do Google estão recursos que podem tornar suas buscas mais precisas sem grandes dificuldades. Veja alguns exemplos a seguir.

1. Expressões exatas ou frases

Se você quiser encontrar uma expressão composta por mais de uma palavra, digite os termos na sequencia exata entre aspas. Isso evitará a exibição de resultados com as palavras que você procura, mas fora de contexto.

2. Resultado refinado

Caso queira pesquisar pelo menos uma de duas palavras use “or” (“ou” em inglês). Utilizando o sinal – (menos) é possível filtrar o resultado da pesquisa. Mas é preciso grudar o sinal na palavra que se quer excluir. No exemplo abaixo, serão mostrados todos os resultados para “desastres nucleares” menos os que incluam a apalavra “chernobyl”.

3. Formatos de arquivos

O Google também permite buscar termos em formatos específicos de arquivos (DOC, PDF, PPT ou JPG, por exemplo). Para isso, determine a extensão do arquivo desejado usando o comando “filetype:”.

4. Cálculos

Você sabia que o Google também é calculadora? Pois é, você pode usá-lo como se ele foce uma calculadora que ele dará as respostar para você. Ele realiza cálculos utilizando sinais como + (soma), * (multiplicação), ^ (potenciação), / (divisão), entre outros.

5. Definições

Obter definições de termos também é possível, basta digitar “define:” antes da palavra a ser pesquisada.

6. Palavras em títulos

Para localizar termos em títulos de documentos, use o comando “intitle:” e depois o nome desejado. Para palavras compostas, é preciso digitar o termo completo entre aspas.

7. Páginas em português

Para obter resultados somente em portugues, digite os dados da sua pesquisa normalmente na barra de pesquisa, clique e pesquisa google. Depoisclique em "Páginas em português".

8. OR

Normalmente quando você faz uma busca no google, ele realiza uma varredura por páginas que contenham todas as palavras por você digitadas. Você pode também pesquisar utilizando a opção "OR". Com a opção OR, a google pesquisa páginas que contenham uma palavra ou (or) outra, está dica funciona também com o símbolo "|" (sem aspas). Clique na imagem abaixo para ver o exemplo.


9. Pergunte ao Google

Não sabe sobre um assunto? Faça a pergunta ao Google, provavelmente ele terá a resposta. Não hesite em colocar frases completas, pois a resposta pode estar mais próxima do que você imagina.

10. Especifique sua pesquisa

É possível buscar pelas palavras em determinadas partes de uma página específica, ajudando a filtrar os resultados na busca.
Utilize “inurl:” (apenas no endereço das páginas), “intitle:” (apenas no título), “intext:” (apenas no texto) e “inachor:” (apenas nos marcadores do corpo do texto).

11. Excluindo palavras

Se você quer que o google não encontre tal palavra em sua pesquisa, você pode excluí-la. Para isso basta colocar o símbolo "-" antes da palavra. Ex: Bill -Gates (o google encontrará todos os Bills, menos o Gates). Bacana né.


12. Pergunte ao Google

Se até agora você não encontrou o que queria, pergunte ao google. Ex: Quem foi o presidente do Brasil em 1988? Você pode ter a sorte de alguem já ter feito essa pergunta em algum fórum e/ou encontrar conjunto de palavras que contenham a resposta.



FONTE: BlogDoComputador.

Poderá também gostar de:
2leep.com

Um comentário:

Google disse...

a melhor pagina de pesquisa é o Google

Postar um comentário

Obs: Comentários com intuito de menosprezar nosso trabalho serão excluídos!