13 de set. de 2010

Provedor. Saiba como funciona!!


O que é um provedor e para que ele serve?
Posso acessar internet sem provedor?
O que ADSL tem a ver com provedor?

O que é provedor e para que serve?

Ele funciona como uma grande central que liga o usuário aos servidores da internet. Em em inglês Internet Service Provider, ISP. Oferece principalmente serviço de acesso à Internet, agregando a ele outros serviços relacionados, tais como "e-mail", "hospedagem de sites" ou blogs, entre outros.

O provedor é como o nome diz uma empresa que provê serviços de internet, é a empresa que possibilita que seu PC fique conectado à internet.

Um exemplo bem simples: provedor seria como se foce uma operadora de celular (TIM, VIVO, CLARO, etc.). Você pode escolher qualquer operadora para "colocar" em seu celular como também pode escolher qualquer provedor (Globo, Uol, Terra, Brturbo, IG, etc.) para "colocar" em seu computador.

Complicando um pouco mais, na verdade são dois provedores: um provê o serviço de telecomunicação, isto é, conecta o local em que está o computador do usuário com o local onde estão os servidores. O outro provedor funciona como uma grande central que liga o usuário aos servidores da internet. Em muitos casos os dois provedores atuam interligados e o usuário ao contratar um está automaticamente contratando o outro. Outras vezes o usuário terá que contratar um serviço e depois o outro: é o caso, por exemplo, das operadoras de telefonia fixa, proibidas de oferecer os dois serviços. As operadoras nesse caso oferecem o serviço de conexão em banda larga e o usuário pode escolher o provedor de acesso à internet que lhe interessar.

O que ADSL tem a ver com provedor?

Provedor não é a fornecedora de ADSL. Na verdade a unica coisa que o provedor faz, é a autenticação. Já o acesso ADSL, aquele, em que é preciso levar fios, instalar modens, é faz parte da sua fornecedora de telefonia: Brasil Telecom (agora OI) por exemplo.

Ao usar o telefone para fazer ligações, você usa a BrasilTelecom (OI agora) e escolhe uma operadora (DDD) dependendo do estado em que você mora. Então, isso também acontece com a sua internet, para que você possa acessá-la você utiliza a ADSL e escolhe um provedor.

Posso acessar internet sem provedor?

Sim. Mas, no Brasil, há uma lei, endossada pela Anatel, mas legalmente não justificada, que provedor é obrigatório. Essa lei diz que o usuário só pode acessar a Internet se estiver identificado. Antigamente a identificação do usuário era feita pelos Provedores. Mas hoje, com a vinda da "banda larga", o acesso passou a ser feito pelas operadoras de telefonia. Como elas já tinham o contato direto com o usuário, passaram a ter uma vantagem desproporcional na competição com os antigos provedores de acesso, na busca pelos usuários. Assim, a Anatel achou melhor proibir as operadoras de fornecer qualquer tipo de serviço que não o próprio acesso. E incluiu a autenticação como um dos serviços proibidos. Assim, como a autenticação era obrigatória e as operadoras eram proibidas de fornecer qualquer serviço, passou a ser obrigatório contratar um provedor, pra fazer a autenticação.

Geralmente, um provedor cobra uma taxa mensal (alta) ao consumidor que tem acesso à Internet. Isso faz com que muitos não queiram pagar essa taxa e passam a cancelar seus provedores, acessando internet sem provedor.

A velocidade de ligação à Internet pode ser dividida em duas categorias: dial-up e banda larga. As ligações dial-up requerem a utilização de linhas telefônicas, e habitualmente têm ligações de 56 Kbps ou menores. As ligações de banda larga podem ser RDIS, acessos de banda larga sem fios, cable modem, DSL, ligação por satélite ou Ethernet. A conexão de banda larga está sempre ligada (exceto o RDIS) e a velocidade varia entre os 64 kbps, 24 Mbps e 100 Mbps.


FONTE: Portal do Provedor de Internet

Poderá também gostar de:
2leep.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obs: Comentários com intuito de menosprezar nosso trabalho serão excluídos!