4 de set. de 2010

Como funcionam as telas Touch Screen?


Parece coisa de ficção científica. Aliás, é algo que há muito tempo os filmes e contos de ficção científica já previam: uma interface com o computador através de movimentos e de toques direto na tela. Com o avanço da tecnologia, isso já virou realidade e é utilizado por muitos de nós todos os dias. Muitos caixas eletrônicos de banco, celulares como o iPhone e o Nokia 5800, e alguns monitores de computador já utilizam a tecnologia conhecida como Touch Screen. Mas você sabe como ela funciona?

- O que é o Touch Screen?

Telas Touch Screen são telas sensíveis ao toque. É uma tecnologia que censores na tela, programas e interfaces específicas para entender o que está acontecendo.

Atualmente existem vários tipos diferentes de tela touch screen, cada uma funciona com uma tecnologia diferente:

- Telas Resistivas:

São aquelas telas que podemos usar canetas para interagir com o monitor. Talvez seja a tecnologia mais utilizada e mais simples para as touch screens seja justamente a de telas resistivas. Elas funcionam através de pressão na tela que é reconhecida e traduzida como um comando específico.

O sistema de identificação da pressão é feito utilizando-se duas placas bem finas, separadas por um afastador. Uma delas é feita de um metal e a outra de vidro. Entre elas passa uma corrente elétrica leve. Ao se encontrar na tela, as duas placas encostam-se naquele ponto. A mudança no campo elétrico é percebida e as coordenadas são enviadas ao computador. Essa informação é traduzida por um programa que transforma o toque em algum comando na tela.

Muitas pessoas, por exemplo, utilizam canetas específicas. Um exemplo é o Nokia 5800 que possui essa tecnologia (eu tenho um.. hehe..). Mas também é possível tocar na tela com o dedo ou qualquer outro objeto. O principal problema dessa tecnologia é que, como ele utiliza duas placas e uma delas é metálica, por mais fina que seja, ela deixa passar somente cerca de 75% da luminosidade do monitor. Nada impede que a pessoa utilize o dedo para interagir com a tela, pois também funciona.

- Telas Capacitivas:

São aquelas telas que devemos usar o dedo para interagir com o monitor. Esta é a tecnologia utilizada nos iPhones por exemplo. Ela funciona a partir de uma camada carregada de eletricidade, conhecida como camada capacitiva, posicionada sobre o painel do monitor. Ao se tocar na tela, parte desses elétrons é transmitida para o seu dedo, como se fosse um pequeno choque, mas muito leve a ponto de não se perceber. O computador então entende essa pequena descarga de eletricidade naquele ponto e calcula as coordenadas, que então são traduzidas como um comando para a tela do computador.

Essa tecnologia é extremamente versátil, e como ela funciona com uma pequena camada metálica sobre a tela, ela deixa muito mais luz passar, chegando a quase 90% luminosidade. Não funciona através com qualquer caneta, somente com o dedo ou caneta própria (emula o dedo).

- Telas de Ondas Acústicas:

Talvez a melhor tecnologia, justamente por permitir passar 100% da luminosidade da tela. Diferentemente das outras tecnologias, ela não posiciona nenhuma placa metálica sobre o monitor. Ao invés disso, são posicionados dois transdutores de cada lado da tela, um receptor de um transmissor, tanto dos lados quanto na parte superior e inferior, fechando um quadrado.

O transdutor transmissor manda uma pequena onda que é percebida pelo transdutor receptor. Essas informações formam então uma grade de coordenadas. Quando algo encosta na tela, os receptores percebem uma interrupção no envio das informações e informam automaticamente a coordenada do toque, traduzindo isso como um comando na tela.

- Sistema de microcâmeras do Microsoft Surface

A Microsoft desenvolveu um novo sistema, batizado de Surface. Basicamente, ele é uma tela grande com cinco câmeras espalhadas por suas bordas que percebem o toque na tela ou quando algo é depositado sobre ela.

A tecnologia Surface traz uma outra forma de interação com o computador. Diferentemente das tecnologias que utilizam a mesma interface, somente mudando a forma de se relacionar com ela, a Microsoft pretende fazer algo novo, com possibilidades para vários usuários simultaneamente, interatividade com outros produtos e até reconhecimento de voz e gestos, não só toque na tela. Isso faz com que seja necessário um hardware específico, não só um monitor e software de tradução.


- Qual a diferença entre Touch Screen e Multi-Touch?

A tecnologia Surface, que permite múltiplos usuários, faz isso, pois ela reconhece múltiplos toques na tela ao mesmo tempo. Isso é conhecido como Multi-Touch. Na prática, toda tela multi-touch é uma tela Touch Screen, mas nem toda tela Touch Screen é Multi-Touch. Muitos sistemas reconhecem somente um toque de cada vez. Telas Multi-Touch podem ser utilizadas com qualquer uma das tecnologias apresentadas acima, mas suas limitações dependem do hardware e software utilizados.

Muitos sistemas de telas de toque, as touchpads, funcionam de maneira muito semelhante às telas capacitivas. Como geralmente elas servem como substituto do mouse, o software reconhece o toque como sendo o cursor do mouse na tela. Dois toques fariam com que o sistema entrasse em conflito, pois isso diria ao computador que existem dois cursores ao invés de um. O software corrige isso através de uma programação que ou traduz os dois toques em um, ou reconhece somente o primeiro toque, ignorando o segundo.

A Apple, porém, utiliza o mesmo touchpad em seus computadores, mas com uma programação que aceita mais de um toque. Múltiplos toques no touchpad representam comandos diferentes na tela.


FONTE: Baixaki

Poderá também gostar de:
2leep.com

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito legal o blog e as informações!

Criação e Otimização de Sites - 2si

Postar um comentário

Obs: Comentários com intuito de menosprezar nosso trabalho serão excluídos!