27 de jul. de 2010

Firewall do Windows. Pra que serve?



O Firewall do Windows é uma barreira protetora que monitora e restringe as informações passadas entre o seu computador e uma rede ou a Internet. Ele fornece uma defesa contra pessoas que podem tentar acessar seu computador de fora sem a sua permissão.

Quando alguém na Internet ou em uma rede tenta se conectar ao seu computador, essa tentativa é chamada "pedido não solicitado". Quando o computador recebe um pedido não solicitado, o Firewall do Windows bloqueia a conexão e pergunta se você deseja bloquear ou desbloquear (permitir) a conexão.


O Firewall do Windows não detecta ou desativa vírus, caso já estejam no computador. Ele não impede que você abra emails com anexos perigosos e não bloqueia spam ou email não solicitado Por este motivo, você também deve instalar um antivírus (post anterior).Além de uma análise do tráfego de pacotes é muito importante que o firewall analise os scripts, plugins e demais arquivos que possam ser instalados em sua máquina.


Como encontrá-lo:

No Windows XP:
1. Clique em Iniciar / Painel de Controle.
2. No painel de controle, clique em Central de Segurança do Windows.
3. Clique em Firewall do Windows.


No Windows Seven:
1. Clique em Iniciar / Painel de Controle.
2. No painel de controle, clique em Firewall do Windows.



Habilitando e desabilitando:

Para Habilitar ou desabilitar é simples, é só navegar até a Guia Geral do Firewall como mostra acima e escolher a opção. Caso queira habilitar clique em On (Habilitado). Caso queira desabilitar clique em Off (Desabilitado).

Se você optar por desbloquear a conexão, o Firewall do Windows criará uma exceção para que o firewall não incomode você quando esse programa precisar receber informações no futuro.


Deixar habilitado ou desabilitado? pq?

O Firewall do Windows é ativado por padrão e em geral você deve deixá-lo assim. Para não desativá-lo, você pode criar exceções. Caso escolha desativar, o computador fica mais vulnerável a danos causados por invasores vindos da Internet. Ela só deve ser usada por usuários avançados para administração do computador ou se este estiver protegido por outro firewall.

Se você não confia e/ou não gosta do Firewall do Windows por algum motivo, há outros softwares que podem fazer o seu trabalho como o Zone Alarm por exemplo.


Link:

Poderá também gostar de:
2leep.com

Um comentário:

Eric Augusto disse...

Eu sempre desativei o Firewall aqui pra jogar CS online e tal. Não pensava que era importante assim pois sempre vejo fotos na internet comparando o Firewall com um muro baixinho (fácil de pular).
Vou prestar mais atenção a partir de agora..

Postar um comentário

Obs: Comentários com intuito de menosprezar nosso trabalho serão excluídos!