27 de dez. de 2010

10 coisas que você não deve fazer


Bem, Todos nós cometemos um ou outro BDO (Burrice De Computador), e isso é perfeitamente natural. Afinal de contas, errar é humano. Porém muitos não sabem que estão errando, então pensando neste principio, aqui vai algumas atitudes que devemos evitar para que nenhuma delas afete o perfeito funcionamento do nosso computador.

1 – Conectar seu computador diretamente em uma tomada sem proteção

Ligando o seu computador em uma tomada sem proteção, há a possibilidade de que ele queime. Qualquer coisa que interrompa o fornecimento continuo de energia, pode reiniciar e talvez queimar a fonte de seu computador ou até algum dispositivo interno, principalmente se ele é antigo. Este problema ocorre, pois o computador foi feito para funcionar em uma tensão continua, então se alguém ligar algum dispositivo de alta tensão (microondas, secador de cabelo, ar condicionado, chuveiro, etc.) na mesma rede elétrica, pode gerar uma súbita queda ou oscilação de energia muito grande que poderia provocar problemas nos componentes do seu computador se ele não estiver conectado a uma rede elétrica segura e estabilizada. Se acontecer uma falha no fornecimento de energia, seu computador pode queimar no momento em que o fornecimento de energia se restabelecer.

Então, para protegê-lo contra danos causados por picos de energia, use sempre uma rede protegida com aterramento, filtros de linha, estabilizadores ou nobreaks apropriados e de boa qualidade. Um sistema de alimentação ininterrupta (nobreaks) com bateria é melhor tipo pois mantém a energia fluindo sem problemas, mesmo quando há uma interrupção, para lhe dar tempo para desligar o computador adequadamente.

Exceção: Fontes mais novas, aquelas que não possuem chave de seleção de tensão, não precisam usar estabilizadores. Estas fontes são mais seguras pois possuírem o Fator de Correção de Força (PFC - Power Factor Correction). Sendo assim ela trabalha muito bem em tensões variáveis entre 80 até 240 Volts.

Saiba mais sobre no-breaks, estabilizadores e filtros de linha clicando AQUI.

2 – Navegar na Internet sem usar um FireWall

Seria o mesmo que dizer para você andar na rua com uma nota de 50 reais grudada na testa. Ou seja, seria pedir para alguém te roubar.

Todo o computador que tem acesso a Internet deve ser protegido por um bom firewall, pode ser um firewall embutido no modem ou roteador de banda larga ou um firewall instalado em seu computador, como o Firewall do Windows ou de terceiros como o ZoneAlarm. Além de te-lo instalado, você deve se certificar de que ele esteja sempre ativo e configurado corretamente para te proteger.

Saiba mais sobre o FireWall do Windows clicando AQUI.

3 – Não possuir um Anti-Vírus e um Anti-Spyware atualizado

Anti-Vírus todos já possuem, já virou hábito instalá-lo antes dos demais programas. O erro cometido é esquecer-se de atualizá-lo. Muitos Anti-Vírus atualizam-se automaticamente se você possuir conexão com a internet. Um exemplo é o Avast 5, que irrita todos com a frase diária "As definições de vírus foram atualizadas".

Hoje em dia, é obrigatório você ter um anti-vírus instalado em seu computador, a não ser que você seja um expert e saiba manuseá-lo sem pegar vírus. Os programas maliciosos que os anti-vírus detectam (vírus, trojans, worms, etc.) podem causar estragos em seu sistema e também se espalhar através do seu computador para o resto da rede, podem inclusive a derrubar.

Spywares é outra ameaça crescente. São programas que se instalam no seu computador (geralmente sem o seu conhecimento) e coletam informações do seu sistema que são enviadas de volta para o desenvolvedor do spyware para que ele possa vendê-las. Os programas antivírus não detectam os spywares muitas vezes, por isso é importante possuir e utilizar sempre um bom programa anti-spyware.

Para saber mais sobre tipos de vírus clique AQUI.

4 – Instalar e desinstalar vários programas indiscriminadamente (Especialmente Betas)

Quando desinstalamos um programa, na maioria das vezes ele não é desinstalado 100%, sempre sobram rastros e isso pode deixar o seu sistema lento ao longo do tempo, por isso, você deve instalar apenas os programas que realmente precisa e tentar minimizar o número de instalações e desinstalações..

Um programa Beta, é a versão de um produto que ainda se encontra em fase de desenvolvimento e testes. No entanto, esses produtos muitas vezes são popularizados bem antes de sair a versão final para que os usuários possam testas novas funcionalidades para depois adquirir a versão completa. Eles são famosos por sempre deixarem rastros de instalação após desinstalá-los. Ocorre o mesmo com jogos Demo (o qual o usuário instala apenas uma pequena cópia do jogo para ver se gosta para futura compra) e softwares ShareWare (versões de teste) e alguns softwares FreeWare.

Além dos rastros deixados após a desinstalação, pense comigo: "quanto mais aplicativos estão sendo executados ao mesmo tempo, há mais chances de pegar vírus?". A resposta é sim, pois quanto mais programas você instala, mais perto estará de executar em seu sistema algum programa que pode incluir códigos maliciosos ou que são mal escritos e fazer com que seu computador se comporte indevidamente. Este risco é maior com programas piratas. Mesmo que você instale apenas programas legitimamente licenciados, com o tempo muitas instalações e desinstalações podem "lotar", deixando seu computador um pouco mais lento e causando alguns probleminhas no registro.

5 – Manter seus discos lotados e fragmentados

Um dos resultados de se baixar, instalar e desinstalar vários programas constantemente, é que o seu disco vai ficar muito cheio e fragmentado. A fragmentação ocorre devido à forma como os arquivos são gravados no disco. Quando você salva um arquivo, ele é armazenado em seções contíguas chamadas clusters. O arquivo fica fragmentado, ou dividido. Para acessar esse arquivo, o sistema navega em vários locais diferentes do disco para recuperar todas as partes do arquivo, e isso torna mais lento o acesso aos arquivos. Se o arquivo é parte de um programa, o programa irá executar mais lentamente. Por conseqüência, o acesso aos arquivos em um disco muito fragmentado se tornará muito lento. Você deve usar um desfragmentador de discos para reorganizar estes pedaços de arquivos de modo contínuo.

Outra causa comum de problemas de desempenho e mau comportamento de aplicações é um disco muito cheio. Muitos programas criam arquivos temporários e precisam de espaço adicional livre no disco para funcionar. Você deve sempre se livrar de arquivos que não utiliza mais, arquivos duplicados, arquivos temporários, backups muito antigos e quaisquer outros dados que sejam obsoletos e estejam apenas ocupando espaço.

6 – Abrir arquivos desconhecidos como anexos recebidos por e-mail

Para algumas pessoas, a idéia de receber um e-mail com um arquivo anexado tem o mesmo significado de ganhar um presente. Ela precisa abrir logo o embrulho para ver o que tem dentro. Mas, esse singelo pacote pode conter algum vírus ou código malicioso que com certeza causaria danos. Os mais perigosos neste sentido são os arquivos executáveis que possuem extensão .exe, .cmd e muitos outros. Arquivos que não são executáveis, como documentos do word e excel ( .doc e .xls ), podem conter scripts ou macros perigosas. Além disso, arquivos mais simples como .txt, .gif, . jpg e .bmp também podem ser utilizados de maneira escusa carregando arquivos maliciosos ocultos.

Você deve abrir os anexos somente quando esta realmente esperando por eles e quando os recebe de pessoas de sua total confiança. Porém, mesmo que pareça paranóia, hoje em dia existem vírus que podem se auto-enviar utilizando qualquer e-mail. Portanto, como não é possível garantir que se esteja totalmente inoculado, muito menos se pode dar garantias por computadores de outras pessoas, mesmo que as conheça bem, o mais adequado é criar o hábito de avisar ou perguntar quando for enviar ou receber algum anexo.

7 – Abrir links desconhecidos

Abrir anexos de e-mail não é a única forma de arrumar problemas com um clique. Clicar desesperadamente em qualquer link que se vê pela frente, seja no e-mail ou na internet, também pode gerar uma série de problemas. Isso pode te direcionar para páginas na internet que contenham controles ActiveX ou scripts que podem executar uma grande variedade de atividades maliciosas que com certeza vão danificar o seu sistema, pois entre outras coisas, eles podem apagar arquivos no seu HD, instalar vírus e spywares e outras coisas. Links errados também podem te encaminhar para paginas inapropriadas que contenham pornografia, pirataria ou outros conteúdos que podem te trazer problemas no trabalho e até mesmo com a lei.

Portanto, não se deixe levar pelo desejo de clicar em qualquer link. Pense antes de clicar em qualquer lugar.

8 – Compartilhar pode ser uma péssima idéia

O Conceito de “Compartilhar” é muito bonito e útil para a humanidade. Mas, no que diz respeito ao seu computador, é melhor evitar. Sejamos sinceros e vamos admitir que o compartilhamento de arquivos e informações é um dos procedimentos mais realizados no mundo da informática a muito tempo. Porém, devemos admitir também que ao utilizar programas de compartilhamento P2P, estamos correndo sérios riscos de ter nosso sistema acessado de maneira indevida. Afinal, estamos com uma porta escancarada em nosso computador para que qualquer pessoa que utilize o mesmo sistema de compartilhamento tenha acesso irrestrito aos arquivos e pastas que o programa compartilha. Então, se você não tem conhecimento suficiente para configurar um programa de uma empresa idônea e de forma segura, é melhor deixar esse procedimento ser realizado por alguém da sua confiança e com bastante experiência para isso.

9 – Usar senhas fracas ou repetidas

Qualquer um comete ou já cometeu esse erro. As vezes a pessoa pensa "vou colocar a senha 123 pois de tão óbvio ninguém vai descobrir", (rs..) está enganado quem pensa assim.

Grande parte dos ataques e invasões a computadores pessoais, redes e empresas só acontece porque seus usuários criam e usam senhas fracas. A maioria dos usuários domésticos cria senhas usando datas de nascimento ou casamento, números de telefones e coisas assim. Sendo assim é fácil descobrir a senha de algum amigo próximo.

Outra pratica comum e totalmente insegura é o uso de números seqüenciais como 123456, esta é a mais utilizada, tanto para criar cadastros não importantes quanto para senhas de banco. Isso só torna a vida de hackers e outros bandidos virtuais mais fáceis. Portanto, aprenda a criar senhas seguras e eficientes e adquira o habito de utilizá-las. Coloque letras, números e símbolos.

Se ver que não vai lembrar aquela senha "8.4jd&^%3hu", então marque em um papelzinho e deixe aí guardado em sua gaveta, nada de deixar senhas salvas em seu disco (HD) pois há possibilidade de hackers descobrirem ou dar um problema em seu HD e você perder sua senha.

10 – Ignorar o uso de Backups

O pior e o mais cometido deslize de todos é pensar que um HD nunca da problema e nunca perderá seus dados. Por mais que seja trabalhoso e caro comprar equipamentos e criar uma rotina especifica para isso, acredite, vale a pena. Um bkp (backup) salva muita gente. Pode ser em DVDs, HDs Externos, Pen Drivers e outros, o que vale é salvar.

Este é o único procedimento que pode te salvar de problemas mais sérios se for utilizado de maneira correta e constante. Meu pai mesmo uma vez perdeu sua tese de mestrado.


FONTE: AlgunsTrintaAnos.

Poderá também gostar de:
2leep.com

11 comentários:

Anônimo disse...

Perfeito!!!
Aos usuarios sem noção...

Eduardo disse...

Post bacana. São coisas básicas que não são difíceis de fazer mas que fazem toda a diferença!!!

Belo Blog...

Laís disse...

Use Linux e resolva 90% dos seus problemas!

DicaPC.blog disse...

Concordo com vc Fox. O Linux é um SO muito útil, pelo menos na área de segurança ele é bem melhor devido ao fato de ser mais difícil pegar vírus. Há muitas discussões sobre isso hoje em dia.

Em suma, é mais difícil pegar vírus em Linux, visto que os virus na maioria das vezes são criados para afetar usuários Windows, pois o Windows possui maior número de usuários. E onde há um maior número de usuários, é mais fácil um vírus obter sucesso!!

Unknown disse...

HD de 1TB lotado em duas semanas aqui...

com 60% de porno 20% de jogos e 20% de musicas,videos,filmes e seriados ;D

Unknown disse...

Muito bom o post!
Poderia complementa-lo por exemplo sitando que quando uma pessoa usa um link ADSL com o modem autenticando, a mesma estará menos exposta aos perigos da internet, e ainda sobre os perigos de redes sem fio mau configuradas.
Pelo oque observo, os firewall's e antivirus funcionam bem em todas as plataformas, Windows, MacOSX, Linux... o usuário acaba por não ler ou não entender oque está ocorrendo e não toma as decisões corretas.

Taylor disse...

5 desses eu fasso oeioeioeioeioeioe

Anônimo disse...

Muito bom o Post, também concordo que o Linux resolve muitos problemas!

Idéias Kevin - www.ideiasdokevin.com

SnP disse...

compre um mac... e 95% dos problemas resolvidos!!! (incluindo o da tomada, coisa que o linux nao faz)

Anônimo disse...

Podia ter lido esse post antes de ligar meu pc na tomada sem adaptador =[ meu CPU pegou fogo.
ps: sorte que tenho notebook =]

Anônimo disse...

Blz

Postar um comentário

Obs: Comentários com intuito de menosprezar nosso trabalho serão excluídos!