7 de nov. de 2010

Linguagens de Programação!!


O que é?
Qual a melhor?
Qual é mais fácil?
Qual tem mais mercado?
Com qual ganho mais dinheiro?

- O que é Linguagem de Programação?

Linguagens de programação são instrumentos que o homem utiliza para comunicar-se com os computadores. É um meio de indicar a um computador uma série de operações a executar.

Existe uma enorme diversidade de linguagens de programação, umas mais adaptadas a um tipo de processos, outras mais adaptadas a outros. C, C#, C++, Java, Cobol, Pascal, Fortran, Lisp, Snobol, Agol, PHP, etc. A escolha de uma linguagem de programação deve estar condicionada, naturalmente, pelo tipo de problemas que queremos resolver, mas não deve ser um comprometimento total. Para um programador é muito mais importante compreender os fundamentos e técnicas da programação do que dominar esta ou aquela linguagem.

Existem três tipos de linguagens de programação: as de baixo nível, alto nível e altíssimo nível. A linguagem de programação de baixo nível trata-se de uma linguagem de programação mais próxima ao código da máquina e, portanto, mais difícil e eficiente. Um exemplo disso é a linguagem Assembly que trabalha diretamente com os registradores do processador, manipulando dados. A linguagem de alto nível, está muito mais próxima do programador do que do dispositivo, ou seja, é uma linguagem muito mais intuitiva. Já a linguagem de altíssimo nível, é bem mais próxima do raciocínio humano, uma se suas principais características é rodar nas mais diversas plataformas, desde Unix, Windows, versões antigas de MacOS até consolas de videogames ou mesmo alguns telemóveis.

- Qual a melhor?

Escolher uma linguagem de programação é quase como uma religião para muitos.

Não existe a melhor linguagem de programação. Isso varia de pessoa à pessoa. O que podemos dizer é que, as linguagens oferecem algumas facilidades, umas facilitam isto e outras facilitam aquilo. Então para dizer qual é a melhor linguagem de programação para você, precisamos no mínimo saber para que vai usá-la. Vai programar para web? Servidores sem interface gráfica? Línux ou Mac? Chips para celulares ou banco de dados empresariais?

Então, não existe uma melhor linguagem hoje em dia. Existe um conjunto de linguagens de programação que juntas permitem desenvolver soluções criativas, inovadoras e surpreendentes.

Quer saber mais, visite OutroLado: Qual, diabos, é a melhor linguagem de programação?.

- Qual a mais fácil?

Odeio ter que responder dessa forma, mas infelizmente não existem linguagens fáceis para aprender, não é de uma semana a outra que se aprende e que fica fácil criar um software. O que existe é linguagens agradáveis, que facilitam os amadores, mas mesmo assim tem que estudar muito e há várias apostilas gratuitas pela internet. Quem quiser, pode muito bem aprender a programar sozinho, não ter internet não é desculpa (internet ajuda muito), vá até uma biblioteca.

A minha facilidade foi a seguinte: na faculdade, aprendi algoritmos e C para pegar as lógicas e depois comecei a aprender outras linguagens. Depois que se cria a lógica e se aprende a programar em uma linguagem, depois fica muito mais fácil de aprender a programar em outra.

Enfim, baseado em comentários realizados em fóruns, a mais fácil é a "PHP", seguida aleatoriamente da "Pascal" e "C" (apenas o básico, pois vai aprender ponteiros em diante ver o gostoso).

- Qual tem mais mercado?

Quem acha que o mercado de software se resume a programadores e ao simples ato de escrever código não poderia estar mais enganado. Desenvolvimento de software tem tudo a ver com paixão. Cuidado em querer virar programador só porque "recebe bem", você pode quebrar a cara depois.

Então, hoje em dia, por ser a mais popular, "Java" é a linguagem mais comentada como sendo a mais procurada. Ela se destaca muito no mercado por ser uma tecnologia multiplataforma, orientada a objetos e portátil. Sendo chato novamente: isso varia de região para região, empresa para empresa, etc. Mas, uma pessoa que programa muito bem em java, dificilmente ficará sem emprego. "C" e "PHP" não ficam atrás, também são muito requisitadas e há por aí muitas ofertas de empregos para programadores dessas linguagens.

Com qual ganho mais dinheiro?

Para aqueles que pensam que programador não ganham dinheiro, eles estão muito enganados ou muito mal acostumados. Lógico que você não vai ganhar seus 10 mil reais de início de carreira, porém pode chegar a essa quantia fácil se for uma pessoa de sorte.

Bem, a linguagem de programação que você conseguirá ganhar mais dinheiro, é aquela que você tem mais conhecimento e experiência. Agora se você não tem conhecimento e nem experiência e quer escolher uma linguagem somente para ganhar bem, sugiro que aprenda as linguagens mais antigas ou as mais recentes. Mais antigas ou mais recentes, como assim?

Há muitos bancos e empresas gigantescas que "rodam" através de softwares projetados lá na década de 60 ou 70, "Cobol" por exemplo, para essas empresas migrarem para as linguagens mais novas não compensaria nunca, pois o custo seria muito elevado sem contar com o tempo que perderia nesta migração (a empresa ficaria parada por meses). Então se você se especializar nessas linguagens você provavelmente se dará bem pois há poucos programadores do tipo.

Você também pode escolher em ser um programador atualizadícimo, "Java" por exemplo, no entanto há muitos programadores deste tipo, mas para empatar há mais ofertas de empregos, se você quer sair na frente dos demais e conseguir os melhores empregos em empresas importantes, segue a dica de ao menos falar fluentemente inglês e ter vários cursos.


"Eu gosto de programação porque ela é precisa: criei o programa, se compilo sem erros e fiz as devidas validações esta tudo certo, tirei 100. É diferente de história, geografia, literatura e outras matérias, as quais nós respondemos uma pergunta e nunca sabemos ao certo se ela esta certa." Este é um dos comentário que muito dos programadores fazem (eu mesmo já disse esta frase várias vezes.. rs..).

Poderá também gostar de:
2leep.com

9 comentários:

Anônimo disse...

Acabou que no fim de cada pergunta você não respondeu! Estava esperando uma resposta mais objetiva e a sua opnião sobre o assunto, mas me parece que você não tem uma opnião formada. E isso que você falou todos sabem..

Anônimo disse...

Ao Anônimo acima:
Creio que você que não entendeu a resposta que foi dada.

Anônimo disse...

cara linguagen de programação e como o cara falou, eh igual cu! cada 1 gosta de uma!

+ uma otima dica é primeiro aprenda a logica. dps va para uma linguagen facil como pascal, ai dps vc escolhe se quer C++ java cobol ;)

fica a dica ;)

Anônimo disse...

Muito bom cara, gostei da sua resposta... pena que o leigo de cima não estendeu. Tirei bom proveito, abraço!

Anônimo disse...

Gostei do post!! Muito útil..
Eu sou mais java, apesar de ser bem difícil!!

Marcos disse...

Tenho um primo que terminou a faculdade e depois de 3 anos o vi novamente num casamento. O cara tava de Citroen c4.

Perguntei pra ele: carai véi, como que você ficou rico tão rápido?
Ele falo que passou em um concurso e foi chamado pra tomar conta de um servidor de um shopping (algo assim).
Ele deve ganha seus 30 pau por mês facinho!!

Marcos disse...

Ah.. esqueci, ele trabalha com programação, se formou em análise eu acho!!
hehe..

Anônimo disse...

Gostei muito do post, estou começando a me interessar mais sobre o mundo da informática e talz.. Não sou nenhum sabe tudo, que nem uns amigos que tenho. Mais to querendo aprender tudo !

DicaPC.blog disse...

Isso ai amigo..
O mundo da computação é o que mais nos surpreende. Coisas novas são criadas todos os dias. Se você tem aptidão, com certeza você se identificará com algo nessa área!!

Uma dica: não faça o que seu amigo faz, faça o que você gosta de fazer..
;]

Postar um comentário

Obs: Comentários com intuito de menosprezar nosso trabalho serão excluídos!