24 de out. de 2010

Windows 8 está por vir!!


Em coletiva para a mídia especializada, realizada em abril de 2009 na Califórnia, a Microsoft, por meio de Steve Ballmer e seus assessores, liberou as primeiras imagens e projetos para o Windows 8. O fato pegou todos de surpresa, já que há outra versão em desenvolvimento.

Além de prometer revolucionar a maneira como o usuário interage com a sua máquina, a empresa ainda ressaltou que seu foco é melhora no desempenho e suporte a novas tecnologias, como processadores de 128 bits, renderização tridimensional em rede e comandos dinâmicos por voz.

O Windows 8 provavelmente virá em duas versões, a simples e a completa:

- A primeira é uma versão completa, voltada para empresas que necessitam de múltiplas licenças. Para sanar as dificuldades com custos (principalmente em companhias de pequeno porte), a novidade é o sistema Brain Cluster Interactive Operation. Operando desta forma, o sistema base é instalado em apenas um computador (portanto apenas uma chave de produto), rodando em rede como uma réplica nas outras máquinas para operações cotidianas.

- Já a versão pessoal será a mais barata já vista na história do produto. O sistema virá "pelado", apenas com o básico para navegação na internet. Recursos adicionais (como elementos gráficos, suporte ao reconhecimento biométrico e demais tecnologias) serão comprados separadamente ou em pacotes por meio de distribuição digital.

- Reconhecimento Facial

A data prevista para o lançamento do Windows 8 é 2012. Imagine você fazer o login na sua máquina com seu rosto? O PC detectaria a presença do usuário e faria o login automaticamente.

O palpite dos mais entusiastas é a aplicação do conceito Kinect ao login do Windows 8, o que dá margem para várias possibilidades interessantes. Por exemplo, sentar-se na cadeira para ligar o computador, e apenas levantar para entrar em modo de hibernação. E se outra pessoa aparecer na câmera? Simples, o sistema alterna o usuário.

- Display avançado


O 3D já está em toda parte. Em 2012, pode ser algo razoavelmente simples e acessível. Rumores apontam bastante atenção da Microsoft com a experiência gráfica do sistema. Um dos destaques é a detecção de luz do ambiente para automaticamente ajustar o brilho da imagem em conformidade.

- Portabilidade

A possibilidade manter dados pessoais em “cloud computing” pode indicar dois focos da Microsoft: levar o Windows 8 facilmente a diversas plataformas e aproximar cada vez mais a experiência do usuário com dispositivos móveis no desktop.

- Navegação por gestos

Acompanhando as tendências de implementação de telas sensíveis ao toque (já um dos pontos fortes do Windows 7), o Windows 8 quer dar um salto adiante em relação à concorrência da Apple.

O sistema, além do suporte para navegação por toques múltiplos, trará funções de zoom e até remanejamento de arquivos juntamente com reconhecimento extensivo de gestos. Ou seja, quer maximizar todas as janelas? Então agite seus dedos de forma desordenada pela tela. Se não estiver próximo do monitor, não se preocupe, pois a mesma câmera utilizada para o login reconhece todos os seus movimentos, transformando-os em comandos quando solicitada.

- Login automatizado e seguro

Um dos avanços que mais deve conquistar a atenção dos usuários é encontrado no sistema de autenticação e login do Windows. Antes o procedimento era realizado por meio de senhas, imagens ou leitura de digitais (em alguns dos NoteBooks equipados para a tarefa). Agora, na nova versão, serão aceitos comandos de voz combinados à leitura de retina por câmera embutida na tela.

- Teclado Touch Inteligente

A Microsoft planejou também, um novo tipo de teclado virtual, inteligente. Desenhado para possibilitar o máximo de conforto ao usuário que planeja digitar direto na tela, sendo ajustável em proporções ao tamanho padrão visto hoje.

Para ativá-lo, o usuário necessita apenas tocar na tela com a ponta dos dedos (cerca de dez vezes rapidamente). Não é necessária uma ordem e nem mesmo precisão, o que torna tudo bem confortável e acessível ao usuário.

Ele é projetado com um dicionário e com um glossário de programas embutido (serão 43 idiomas ao todo e mais de 500.000 nomes de aplicativos registrados) para corrigir todos os erros automaticamente. Mas caso queira, o novo sistema também será projetado para você escrever o texto através de canetas especiais de letra em letra (ShapeWriting). Com cada palavra inserida, o sistema se comporta exatamente como a busca do Google, oferecendo resultados próximos e sugestões de conteúdo relevante. Os resultados são filtrados de forma dinâmica.

- Windows Store

A Microsoft pode lançar em breve a Windows Store, um lugar para adquirir aplicativos para Windows e, aparentemente, dispositivos móveis também. O serviço seria hospedado em clould computing ou seja “nas nuvens” e ajudaria desenvolvedores a atingir seu público-alvo.

Inclusive o domínio: windowsstore.com. Já está registrado e pode ser lançado em breve.

- Outras Características

- Partida rápida: Uma combinação de logout com hibernação dará, ao usuário, a impressão de que o micro vai iniciar e desligar mais rapidamente.

- Adeus FireWire: O Windows 8 terá suporte a padrões como USB 3.0 e Bluetooth 3.0. Mas a Microsoft está pensando seriamente em abandonar o padrão IEEE 1394, ou FireWire, que deixaria de ser suportado nativamente pelo Windows.

- Tablet e tudo-em-um: A Microsoft está desenvolvendo o Windows 8 com três formatos preferenciais de computador em vista: PC do tipo tudo-em-um, Laptop e Tablet no estilo do iPad da Apple

- Reinstalação: De acordo com as apresentações, o Windows 8 vai ter uma espécie de “botão vermelho” para recuperação do sistema em caso de falha séria. Ele vai reinstalar o software preservando os arquivos e configurações do usuário.

- Sensores: Deverá haver suporte para sensor de proximidade, acelerômetro e reconhecimento de face. Quando o usuário se aproximar do micro em hibernação, a máquina vai detectar a presença dele e ligar-se automaticamente. O login no sistema vai ser feito de forma também automática, por reconhecimento de face.

- Internet Explorer 9: A nova versão do navegador deve entrar em fase beta ainda neste ano e é provável que fique pronta em 2011. Ela é mencionada nos slides, mas é possível que, até a chegada do Windows 8, já exista um Internet Explorer 10 para substituir o 9.

- 3D: Haverá suporte a filmes e fotos 3D. No Windows Media Center, por exemplo, os filmes 3D poderão ser listados separadamente daqueles em duas dimensões apenas. O Windows 8 também deverá ter recursos para facilitar a integração do computador com equipamentos de áudio e vídeo.


Obs: Estas são apenas algumas funções que devem estar disponíveis no Windows 8. Não sabemos ao certo se todas elas serão implementadas no novo sistema que está chegando!


FONTE: WebDig, Baixaki e Ainfo Abril

Poderá também gostar de:
2leep.com

2 comentários:

Anônimo disse...

Opa, o Windows 7 já é féra, o 8 então. Não vejo a hora de ver o lançamento da criança.

Anônimo disse...

Pelo que vejo vocês vão arrasar..
A concorrência vai ter que se preparar bem...
Pois pelo que vejo esse windows 8 vai revolucionar a geração da tecnologia Mundial que hoje vivemos.

Postar um comentário

Obs: Comentários com intuito de menosprezar nosso trabalho serão excluídos!