27 de set de 2010

Palmas para o Google!!


Hoje, 27 de setembro, segunda-feira, a Google esta fazendo 12 aninhos de vida!!!

A Google é uma empresa desenvolvedora de serviços online. Foi fundada por Larry Page e Sergey Brin (dois estudantes Ph.D de Stanford) em 1998 e depois de nove anos, se transformou numa das maiores empresas do mundo contendo o melhor mecanismo de busca de todos os tempos. A empresa tem sua sede na Califórnia, Estados Unidos.


Como tudo começou:

Tudo começou em 1996, na Universidade de Stanford onde Larry Page e Sergey Brin desenvolveram o serviço chamado "Google Search", um mecanismo de busca, criado a partir de um projeto de doutorado chamado "Backrub". Hoje este é o mecanismo de busca mais usado do mundo.

O projeto Backrub, surgiu devido à frustração dos seus criadores com os sites de busca da época e teve por objetivo construir um site de busca mais avançado, rápido e com maior qualidade de ligações. Brin e Page conseguiram seu objetivo e, além disso, apresentaram um sistema com grande relevância às respostas e um ambiente extremamente simples. Uma das propostas dos criadores do Google era ter uma publicidade discreta e bem dirigida para que o utilizador perca o menor tempo possível, sem distrações.

O domínio www.google.com foi registrado um ano antes da fundação da empresa, mais exatamente em 15 de setembro de 1997, por uma empresa especializada em registro de marcas, a Mark Monitor Inc.

O nome Google foi escolhido devido a expressão googol, que representa o número 1 seguido de 100 zeros, para demonstrar assim a imensidão da Web. Segundo o documentário do Biography Channel sobre os criadores do Google, quando o primeiro investidor da empresa passou um cheque de 100 mil dólares perguntou a que ordem o devia passar. Brin e Page disseram que estavam pensando em dar o nome de "Googol" à empresa, mas o empresário, possivelmente por ignorância, escreveu "Google", obrigando a empresa a usar este nome.

Serviços online Google
O Google, hoje, fornece dezenas de outros serviços online, em sua maioria gratuitos, que incluem serviço de e-mail, edição e compartilhamento de documentos e planilhas, análise de sites, rede social, comunicação instantânea, tradução, compartilhamento de fotos e vídeos, entre outros. Assim como ferramentas de pesquisa especializada, que inclui, entre outras coisas, notícias, imagens, vídeos e artigos acadêmicos.

O sucesso do buscador tornou as ações da empresa uma das mais valorizadas e rentáveis nas bolsas norte-americanas, em alta contínua desde sua disponibilização ao público investidor. Só para ter uma noção, no segundo semestre de 2007, as ações da Google estavam cotadas a US$ 650 cada.

A maior parte das receitas da Google provém do serviço Google AdSense, que é voltado para a publicidade online, por meio de links patrocinados.

Em 2008 a empresa lançou sua plataforma para celulares inteligentes, o Android. Um ano depois ela introduziu a primeira versão de seu sistema operacional baseado na web Chrome OS.

Então, hoje para celebrar o seu décimo segundo aniversário, em clima de festa, a Google mudou o próprio logotipo em seu motor de busca, tirando tradicional palavra Google para dar lugar a um bolo de aniversário. Veja:


OBS: Antes que gere polêmicas aqui no blog. Quando nos referimos à empresa Google Inc, devemos usar “A Google” e quanto nos referimos ao buscador da Google ou algum de seus outros produtos, devemos utilizar “O Google“. Por isso ora usamos "a" e ora "o".

Poderá também gostar de:
2leep.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obs: Comentários com intuito de menosprezar nosso trabalho serão excluídos!