23 de set. de 2010

Deixando o Windows mais rápido com "Msconfig"


O comando "msconfig" é o “Utilitário de Configuração do Sistema” do Windows. sua principal função é dar ao usuário uma forma de gerenciar os programar que são iniciados com o sistema, além disso, ele oferece opções de inicialização básica, uma opção perfeita para quem deseja fazer manutenção no micro ou retirar vírus e etc.

Ele está presente nas versões Windows 98, 98 SE, ME, XP, Vista e Seven. É necessário baixá-lo do site da Microsoft para usá-lo em versões que não o contenham.

Com Msconfig é possível gerenciar a carga inicial do sistema operacional, selecionando o modo que o sistema operacional Windows é carregado na memória, com quais drivers de dispositivos e serviços ele é carregado na memória principal, quais arquivos de inicialização do sistema operacional serão utilizados (system.ini, win.ini) e outros.

Como funciona?

Muitos serviços e itens de inicialização são desnecessários, de acordo com necessidades específicas dos usuários do computador. O problema é que o Msconfig é padrão, e já vêm com uma série destes serviços e itens de inicialização ativados automaticamente. Com conhecimento técnico, pode-se desativar alguns destes serviços e itens, otimizando o uso do sistema operacional, e liberando área de memória virtual do computador para outros serviços, programas, ferramentas e aplicativos, melhorando o desempenho global do computador.

Para acessá-lo siga os seguintes passos:

1. Menu Iniciar \ Executar (Windows + R).

2. Na janela que abre digite: "msconfig.exe" (sem aspas).
Abrirá a janela "Utilitário de Configuração do Sistema" na aba "Geral" com três opções:


- Inicialização normal: Esta opção carregará todos os drivers e programas listados nas outras guias. É a opção padrão (default) Windows XP.

- Inicialização de diagnóstico: Esta opção carrega somente os drivers básicos do Windows XP e ignora os programas listados na guia “Inicializar”.

- Inicialização seletiva: Esta opção permite escolher quais guias serão lidas durante a inicialização. É selecionada automaticamente quando modificamos alguma guia.

3. Clique na aba "Inicializar" (Startup).


Todas as aplicações que estão habilitadas, são as que inicializam com o Windows. Então, Você pode desabilitar as opções que não queira inicializar com o Windows, isto faz com que o Sistema Operacional inicie mais rápido e rode mais leve, deixando seu computador mais rápido.

- Após as alterações é só clicar no botão OK e reininciar seu computador. É recomendado reinicializar, mas nada impede de continuar o seu trabalho e depois reiniciar o computador.

- Após reiniciar o sistema aparecerá uma janela de aviso, informando que foram feitas alterações na inicialização do sistema. Selecione a opção para não mostrar a mensagem novamente e clique no botão OK para fechar.

Obs: Cuidado para não desabilitar seu anti-virus ou arquivos essenciais ao Windows.

Outras abas:

- System.ini: no Win2000/WinXP/Win2003 é utilizado para compatibilidade com programas antigos e suporte para arquivos de 16bit.

- Win.ini: no Win2000/WinXP/Win2003 também é utilizado para compatibilidade com programas antigos.

- Boot.ini: é responsável de carregar o sistema operacional ou de gerenciar as partições múltiplas, se você as criou. Em Tempo limite você irá definir quanto tempo o gerenciador de boot irá selecionar um sistema. Clicando em Verificar caminhos de inicialização, você poderá checar se os endereços dos sistemas operacionais estão corretos.

- Serviços: temos todos os serviços em execução ou parado. Você poderá remover um ítem de serviço da inicialização bastanto apenas desmarcar a caixa em frente a descrição do Serviço (não recomendado). No próximo boot, o serviço não será mais iniciado.


FONTE: Wikipedia

Poderá também gostar de:
2leep.com

3 comentários:

Anônimo disse...

Hahaha.. já experimentaram usar o LINUX cambada??
Talvez nao precisariam dessa "complicalheira" toda..
Abraços

Anônimo disse...

Linux????

Eric Augusto disse...

Linux.. prefiro o Windows, muito mais confortável!!

Postar um comentário

Obs: Comentários com intuito de menosprezar nosso trabalho serão excluídos!