24 de set. de 2010

Danificou seu HD? Não causemos pânico!!


Você não tem o hábito de fazer beckup dos seus dados e de repente seu HD deu pau e parou de funcionar? Normal isso, duvido que tenha algum usuário que não tenha passado por isso. Geralmente isso costuma acontecer quando usamos o computador de outra pessoa. Isso é desesperador!!

O que devo fazer?

Antes de mais nada, é imprescindível dizer que não é possível fazer milagres, mas é possível chegar perto. Para recuperar seus dados será usado o seguinte programa "Redo Backup and Recovery". Este pode ser usado para recuperar dados de HDs partições, CDs, DVDs, pendrives e outros, também possui função de recuperar arquivos apagados por engano. Ainda é possível visualizar todos os arquivos presentes no disco rígido, e talvez editá-los.

Mas como rodar este programa em um PC que o HD está danificado?

Para rodar o programa, será necessário criar um CD de boot através de outro computador. Para isso, você precisará de um CD virgem para instalar o "Redo Backup and Recovery" e uma ferramenta para gravá-lo no CD (Nero por exemplo).

Vá em outro computador, baixe o programa e grave no CD virgem. Após gravar o CD, coloque-o no driver de CD da máquina a qual o HD está danificado e reinicie o computador. O programa não precisa ser instalado. Certifique se na bios está configurada para dar boot pelo CD. Sendo assim, o programa inicializará e aparecerá uma tela para que você escolha o idioma (seja rápido, pois essa tela tem duração de 3 segundos).

O programa possui interface gráfica e é muito fácil de mexer. Ele é organizado de forma bastante intuitiva em quatro abas: "Início", "Ferramentas", "Arquivos" e "Configurações". Para recuperar seus dados (arquivos) danificados clique na aba "Menu" e em seguida na opção "File Recovery" (Recuperação de arquivos).


O aplicativo usado para recuperação de dados via Redo Backup é o "Photorec". Selecione o local onde os arquivos danificados estão e o tipo de partição será examinado ("[Intel] Intel/PC partition").


Na tela seguinte, escolha a partição. Caso seu HD não esteja particionado escolha a opção "No partition". Escolha o tipo de sistema de arquivos. Se você utiliza Windows por padrão escolha a opção "[Other] FAT/NTFS/HFS+/ReiserFS/…".

Na próxima tela, selecione o diretório para onde serão enviados os arquivos recuperados. O programa analisará todos os blocos de informações existentes no disco selecionado. Dependendo do tamanho do seu HD esta etapa pode demorar algumas horas.


Após terminar esta etapa veja as estatísticas que o programa oferece e torça para seus arquivos terem sido recuperados.

Se depois de tudo isso você precisa formatar completamente seu disco rígido, pode fazê-lo diretamente do Redo Backup. Com ele é possível apagar todos os dados de um disco de forma definitiva, algo interessante quando você já fez backup de tudo o que deveria e quer levar seu disco ao ponto zero novamente.


FONTES: Baixaki e Blog do Computador (imagens).

Poderá também gostar de:
2leep.com

Um comentário:

Odail disse...

Aí sim em!! Já passei maus bocados com o HD do meu irmão, usava o pc dele, dai eu quis particionar pra instalar linux tbm e deu zica.. mas na época recuperei tbm!!

Postar um comentário

Obs: Comentários com intuito de menosprezar nosso trabalho serão excluídos!