28 de ago. de 2010

Curiosidades Inúteis 02



Vix.. Deu Bug!!
Saiba a origem do símbolo @.
Quantos computadores tem no mundo e no Brasil?
Quantas pesquisas são realizadas diariamente no Google?

Vix.. Deu Bug!!

Quem criou o termo foi Grace Hopper quanto disse "Nós estamos tirando bugs da máquina". Esta frase que deu origem ao termo "bug". Bug em inglês significa inseto. Mas o que inseto tem a ver?


Em 1945 quanto o gigantesco computador "Mark II" começou a apresentar defeito. Após muitas pesquisas foi detectado que um inseto (mariposa) havia pousado em alguns contatos do computador, causando o mau funcionamento. Depois desse acontecimento, começaram a usar com mais frequência o termo "bug". Esse termo é utilizado até hoje por nós para denominar os erros que acontecem nos nossos softwares e computadores. Este inseto foi retirado e está preservado no museu Museu Naval, em Virgínia, junto ao Livro Diário do Harvard Mark II.

Origem do símbolo @

O símbolo "@" foi criado com propósito de abreviar a preposição latina "ad" que significava "casa de". Na Idade Média então os copistas criavam símbolos com objetivo de simplificar a escrita de livros, pois eram escritos a mão. O símbolo ganhou o nome de arroba e hoje ele ainda é muito utilizado para diversas funções. No inglês "@" significa "at" (a ou em).

As máquinas de escrever, começaram a ser comercializadas em 1874, nos Estados Unidos. O teclado tinha o símbolo comercial @, que sobreviveu nos teclados dos computadores até hoje. Em 1972, ao desenvolver o primeiro programa de correio electrónico (e-mail), Ray Tomlinson aproveitou o sentido do símbolo @ (at), disponível no teclado.

Quantos computadores tem no mundo?

Em 2008, a Gartner realizou uma pesquisa a qual concluiu-se que o número de computadores pessoais em todo o mundo ultrapassou a bilhão de unidades. Diz também que em 2014 teremos 2 bilhões de máquinas. Fazendo uma relação com o número de habitantes do mundo que está aproximadamente em 6 bilhões de pessoas, temos 1 computador para cada 6 pessoas.

Ainda em 2008 foi relatado que o Brasil possuia 45% dos computadores da América Latina. Em 2009 no Brasil tinha 42,9 milhões de PCS e Na América Latina tinha 95,6 milhões. O país que mais tinha computadores era os EUA, o Brasil estava em décimo no rank.

Hoje esses dados já mudaram e não garantimos que seguiram as estimativas. Não encontramos dados mais recentes.

O mercado brasileiro de PCs comercializou 6,4 milhões de máquinas no primeiro semestre de 2010. A cada 8 segundos três computadores são vendidos no Brasil.

Quantas pesquisas são realizadas diariamente no Google?

200 milhões de buscas são realizadas no Google todo dia aproximadamente. Na Universidade de Harvard descobriram que uma busca típica no Google em um computador de mesa (consome menos energia que um notebook) gera cerca de sete gramas de dióxido de carbono. Uma chaleira emite cerca de 14 gramas de dióxido de carbono, o equivalente a dois cliques para realizar uma pesquisa. O Google é um dos sites mais rápidos do mundo e é justamente nessa excelência de serviço que mora o problema: a sua eficiência e a rapidez só são possíveis porque ele utiliza diversos bancos de dados ao mesmo tempo, produzindo mais dióxido de carbono em relação a outros sites que lhe fazem concorrência, mas não dispõem da mesma agilidade e quantidade de informações.


FONTES: Blog EAD e Blog PIBB Jovem

Poderá também gostar de:
2leep.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obs: Comentários com intuito de menosprezar nosso trabalho serão excluídos!