23 de jul. de 2010

Estraga formatar HD várias vezes?



A formatação ajuda quando você instalou e desinstalou diversos programas de tal forma que seu SO (Windows, por exemplo) fica lento de mais para qualquer coisa, assim ao formatar e reinstalar, você terá um sistema "limpo".

Muitos acreditam que formatá-los é um processo que pode danificar o componente. Para diversas pessoas, isso diminui a vida útil do HD (Hard Disk) e pode fazer com que ele apresente mais falhas ou erros após diversas formatações.


O que é formatação?

Para que o sistema operacional seja capaz de gravar e ler dados no disco rígido, é preciso que antes sejam criadas estruturas que permitam gravar os dados de maneira organizada, para que eles possam ser encontrados mais tarde. Este processo é chamado de formatação.

Existem dois tipos de formatação, a formatação física e formatação lógica.

Formatação física: é feita na fábrica ao final do processo de fabricação. Consiste em dividir o disco virgem em trilhas, setores, cilindros e isola os badblocks (danos no HD). Estas marcações funcionam como as faixas de uma estrada, permitindo à cabeça de leitura saber em que parte do disco está, e onde ela deve gravar dados. A formatação física é feita apenas uma vez, e não pode ser desfeita ou refeita através de software. Porém, para que este disco possa ser reconhecido e utilizado pelo sistema operacional, é necessária uma nova formatação, chamada de formatação lógica.

Formatação lógica: Ao contrário da formatação física, a formatação lógica não altera a estrutura física do disco rígido, pode ser desfeita e refeita quantas vezes for preciso. O processo de formatação é quase automático, basta executar o programa formatador que é fornecido junto com o sistema operacional.


Quando um disco é formatado, ele é preparado para receber dados à maneira do sistema operacional. Essa organização dá-se o nome de “sistema de arquivos”. Um sistema de arquivos é um conjunto de estruturas lógicas e de rotinas que permitem ao sistema operacional controlar o acesso ao disco rígido. Diferentes sistemas operacionais usam diferentes sistemas de arquivos.

O software básico (sistema operacional) pode apresentar falhas de funcionamento (travamentos), instabilidade no uso, espera no carregamento de programas e softwares diversos, ou casos extremos de rompimento do sistema operacional (falhas na execução do próprio) em decorrência de uso ilegal ou ataques de vírus de computador, etc. Uma formatação lógica apaga todos os dados do disco rígido, inclusive o sistema operacional. Deve-se fazer isso com conhecimento técnico, para salvar/guardar dados e informações (os backups de arquivos).

O processo de formatação é longo, e as informações contidas no disco rígido serão totalmente apagadas (embora não definitivamente, ainda é possível recuperar alguns dados com softwares especiais, dito a alguns posts anteriores). Ações preventivas de manutenção de computador (inclui limpeza de disco, fragmentação também dito alguns posts anteriores) podem evitar que seja necessário formatar o computador.


Afinal de conta estraga ou não formatar muito o HD?

Tudo indica que não. Um HD é projetado para inúmeras repetições de operações, naturalmente, muitas formatações reduziriam em alguns dias a vida útil do HD, mas nada significativo. Não há grandes estudos na prática sobre o resultado de diversas formatações no disco rígido, o que dificulta a exatidão de uma resposta para os usuários. No entanto, nada de diferente acontece no HD ao formatá-lo, seguindo os padrões normais de funcionamento que acontecem simplesmente ao ligarmos o computador.

Desta forma, podemos entender que o processo de funcionamento de um disco rígido é mecânico, e como tudo o que é mecânico, hora ou outra estraga. Você liga o computador, e ele começa a girar em velocidades altíssimas, o que normalmente já causa algum desgaste.


Cuidados que devemos ter:

Não causar impactos no HD principalmente quando ele estiver ligado.

Optar por marcas confiáveis que sem dúvida trará mais durabilidade ao componente.

Prende-lo bem ao gabinete no momento de uso, pois se estiver frouxo com o tempo o desgaste tende a ser maior, diminuindo sua vida útil.

Poderá também gostar de:
2leep.com

3 comentários:

Lucas disse...

Gostei do blog, parabéns

Unknown disse...

Muito util o Blog!
parabéns

Anônimo disse...

mitos e verdades sobre formatação ,parabéns pela materia!

Postar um comentário

Obs: Comentários com intuito de menosprezar nosso trabalho serão excluídos!