22 de jul de 2010

Cartão de memória de 144 petabytes




Espaço em disco para armazenar arquivos, vídeos e músicas nunca é demais.
Seria bem legal ter um cartãozinho de 144 petabytes não seria? Com certeza poderíamos guardar tudo nele e ainda sobraria espaço.

Guardar todos seus arquivos em apenas um local sem se preocupar com falta de espaço seria muito bom mas, como nem todos tem um cartãozinho desse nos convém salvar nossos arquivos em DVDs, Pen Drives, HDs, etc.


Tudo isso graças a tecnologia CompactFlash 5.0 para cartões de memória.

A CompactFlash Association evoluiu e para começar, o endereçamento aumentou de 28 para 48 bits. Com isso é possível aumentar consideravelmente a capacidade máxima de armazenamento dos cartões de memória. Se hoje os cartões contam com, no máximo 128 GB de espaço para armazenamento de arquivos (cartão ao lado), os futuros dispositivos podem oferecer até 144 petabytes de espaço.

Para refrescar a memória: 1 Petabyte = 1.024 TB = 1.048 576 GB. Ou seja, 144 PB = 147.456 TB = 150.994.944 GB. É muito mais espaço do que os discos rígidos possuem atualmente e o melhor é que será disponível em dispositivos de tamanho reduzido (cartão de memória), mais ou menos o tamanho de uma caixinha de fósforos, veja na figura abaixo:


Não há previsão para o lançamento de cartões no mercado que sigam o padrão 5.0 (nova tecnologia), mas ainda pode levar alguns meses que até os fabricantes entrem na onda, implementem a tecnologia e comecem a tirar as primeiras peças do forno. Aos usuários resta esperar até que os primeiros cartões cheguem ao mercado e torcer para que o preço seja acessível.

Poderá também gostar de:
2leep.com

2 comentários:

Mauro disse...

aff.. impossível ter um cartão com essa capacidade!!!!! a NAZA faria bom uso dele agora pros cara padrão como nós nem rola.

mas em todo caso se eu fosse rico eu comprava um hehe..

Patrick WP disse...

Ha uns 20 anos atrás, Bill Gates questionou: Pra quê precisaremos de uma memoria RAM superior a 128 mb? - Quando apresentava o Windows 98 e afirmava que aquela capacidade de memória era o bastante.

Talvez dentro de alguns anos surjam os cartões de 128 Tb, coisa que para nós hoje é fora de realidade. Assim como foi ha alguns anos até para Bill Gates.

Postar um comentário

Obs: Comentários com intuito de menosprezar nosso trabalho serão excluídos!