21 de jul. de 2011

Palmas para o Linux!!


Hoje, 21 de julho, quinta-feira, o Linux está fazendo 20 aninhos de vida!!!

Desde o início, muitos programadores têm respondido ao seu chamado, e têm ajudado a fazer do Linux o sistema operacional que é hoje. No início era utilizado só por quem tinha conhecimento, através de linhas de comando. Hoje tudo mudou, as distribuições estão cada vez mais amigáveis, com interface gráfica, de forma que uma pessoa com poucos conhecimentos consegue usar o Linux. O Linux é um sistema estável e consegue reconhecer muitos periféricos sem a necessidade de se instalar os drivers de som, vídeo, modem, rede, entre outros.

Um pouco mais sobre o Linux:

O Linux foi desenvolvido pelo finlandês Linus Torvalds com a ajuda de vários programadores voluntários, inspirado no sistema Minix.

No dia 5 de outubro de 1991 Linus Torvalds anunciou a primeira versão "oficial" do núcleo Linux, versão 0.02. Logo que Linus Torvalds passou a disponibilizar o Linux, já havia suporte ao disco rígido, tela, teclado e portas seriais, o sistema de arquivos adotava o mesmo layout do Minix, havia extensos trechos em assembly, e ela já era capaz de rodar o bash e o gcc.

Logo que Linus Torvalds passou a disponibilizar o Linux, já havia suporte ao disco rígido, tela, teclado e portas seriais, o sistema de arquivos adotava o mesmo layout do Minix (embora não houvesse código do Minix no Linux), havia extensos trechos em assembly, e ela já era capaz de rodar o bash e o gcc.

Com o tempo, o sistema Linux passou a ter a colaboração de grandes empresas, como a IBM, Sun Microsystems, Hewlett-Packard (HP), Red Hat, Novell, Oracle, Google, Mandriva e a Canonical. Nos últimos tempos, conhecido por sua estabilidade e robustez, o Linux tem gradualmente caído no domínio popular, encontrando-se cada vez mais presente nos computadores de uso pessoal atuais. Há muito entretanto destaca-se como o sistema operacional preferido em servidores de grandes porte, encontrando-se quase sempre presente nos "mainframes" de grandes empresas comerciais e até mesmo no computador mais rápido do mundo, o Tianhe-I, chinês.

Linux é presenteado pela rival Microsoft:

A Linux Foundation está promovendo várias ações para comemorar seus 20 anos, e uma dessas ações pedia aos usuários que criassem e enviassem vídeos comentando suas experiências com o sistema operacional. Algo inesperado aconteceu para surpresa de todos, a Microsoft, concorrente da Linux, criou uma animação em vídeo parabenizando a concorrente.

O vídeo mostra a relação que até hoje existiu entre a Microsoft e Linux, exibindo a frase "Microsoft vs. Linux" e mostra o Tux (mascote do Linux), virando as costas para o presente que a Microsoft trouxe, um bolo de aniversário. O vídeo termina em um gesto de amizade: Tux aceita o bolo de aniversário e o vídeo termina com a seguinte frase "A Microsoft e Linux? " "Feliz aniversário, Linux!".

Veja o vídeo:



FONTE: Wikipedia.

Poderá também gostar de:
2leep.com

Um comentário:

Lívia disse...

Haha.. Microsoft é de mais. Acho que isso é jogada de marketing!

Postar um comentário

Obs: Comentários com intuito de menosprezar nosso trabalho serão excluídos!