5 de jan. de 2011

Computador lento. Qual pode ser o motivo?


Veja algumas dicas para saber o que pode deixar o seu computador lento. Vagarosamente o computador vai ficando lento sem percebermos. Quando percebemos já não dá nem para abrir mais e-mails direito. Ocorre o mesmo se colocarmos um sapo dentro de uma panela de água quente, ele pula. Contanto se colocarmos ele na água gelada e ir esquentando a água vagarosamente, ele morre.

- Hardware sem qualidade

Uma placa-mãe de qualidade duvidosa pode diminuir o desempenho geral do computador em até 30%. É por isso que equipamentos com características semelhantes apresentam grande diferença nos resultados de testes de desempenho. Vários fatores associados à qualidade do hardware influenciam: memória de baixa qualidade, fonte ruim e com potência falseada, placa-mãe com implementação pobre do chipset , com risco maior de queima, integração inadequada dos componentes, etc.

Saiba onde está comprando. Pesquise bem antes de adquirir qualquer equipamento, ao meu ver compensa pagar um pouco melhor e comprar algo de qualidade. Os preços estão caindo, antigamente para montar um computador bom gastávamos 5 vezes mais do que hoje.


- Instalação inadequada do sistema operacional

Isso é comum, principalmente em computadores que já vieram com o sistema operacional instalado de fábrica. Muitos técnicos de instalação simplesmente são preguiçosos e instalam drivers com versões erradas ou obsoletas. O resultado disso é um computador que não chega a atingir o seu desempenho máximo.

- Pouca memória / processador

256MB podem ser suficientes para rodar o Windows XP ou um Linux em trabalhos administrativos, mas certamente não darão conta de um trabalho de renderização 3D ou de jogos e aplicativos pesados. Hoje, o mínimo recomendável é 1GB.

Ter um bom PC é essencial para acompanhar as novidades do dia a dia, mas nem todos tem essa condição de obter um super PC. Pessoas que utilizam seu computador para jogos, programas pesados ou algo que exige muita memória, lógico que precisam adquirir um computador com mais memória. Na maioria das vezes aumentar a memória resolve, no entanto as vezes seria melhor trocar seu processador. "Não adianta ter um processador bom sem memória e não adianta ter memória sem um bom processador", mas se for pra escolher eu escolheria ter um computador com um bom processador e pouca memória.


- Invasão por vírus e outras ameaças

Há vírus que "roubam" grande potência dos recursos do computador. Há vários vírus espalhados por aí que tem o objetivo de ocupar o processador 100%, "Sasser" por exemplo (famoso a partir em 2004, causava um uso de 100% do processador, tornando-o lento e aquecido). Estes tipos de vírus geram um alto aquecimento do processador e podem até danificá-lo fisicamente. Fora este, há outros vírus, outro exemplo é aquele que cria um monte de processos e fica dando erro na tela para que o usuário fique clicando em "cancelar" toda hora.

Uma maneira simples de detectar estes vírus é entrar no gerenciador de tarefas ("ctrl + alt + del" ou "ctrl + chift + esc") e verificar se o processador está sendo usado 100% ou próximo disso. Outra maneira é ouvir o processador, alguns (os mais velhos principalmente) fazem barulho quando são muito usados, então se o processador estiver fazendo um barulho que parece que está decolando um avião, ele está sendo muito usado e talvez esteja com este tipo de vírus.

- Computador quente

Este é muito comum e o principal motivo é a sujeira. As temperaturas médias de processamento devem estar em sua grande maioria até os 50ºC ~55ºC dependendo do seu processador, caso seja um processador muito antigo, AMD K6 II por exemplo, é recomendável uma temperatura menor, pois a instabilidade no sistema começa a ocorrer a partir dos 60ºC ~ 65ºC em média. A partir dos 65ºC mais ou menos começa a entrar em zona de risco, você deve ficar mais atento ao aquecimento, e muito mais do que isso, você não deve apenas ignorar o problema ou esperar que algo aconteça para que tome alguma atitude.


Meu notebook por exemplo esquenta de mais, principalmente quando executo programas pesados ou jogos (costumo não usá-lo para jogo), então as vezes tenho que parar de digitar e colocá-lo em espera para deixá-lo descansar um pouco. Isto ocorre pois seu processador fica debaixo do meu pulso esquerdo. Percebi que quando ele está muito quente ele fica mais lento.

Caso seu PC não esteja sujo e ainda esteja esquentando, como o meu, baixe algum software para medir a temperatura do seu processador, como por exemplo o everest (meu preferido), HWMonitor, Speedfan, Core Temp, etc. Além de saber a temperatura do processador, se estiver curioso, também há softwares que medem a temperatura da placa mãe e os demais dispositivos.

- Disco fragmentado

Embora muitos discordem, por experiência própria digo que discos fragmentados causam lentidão, principalmnte se for um disco de alta capacidade. Se o disco estiver desfragmentado e organizado ele fica mais rápido. Imagine que você tem que alugar um livro na biblioteca municipal, se o livro estiver categorizado (suspsense, comédia, romance, etc.) e ainda estiver em ordem alfabética torna sua busca muito mais fácil não é? Acontece parecido com o seu HD quando você abre uma música por exemplo.

Veja: Deixando o Windows XP mais rápido (4. Desfragmentando o Disco).

- Muitos programas rodando ao mesmo tempo

Este problema pode gerar o problema citado acima "aumento de temperatura". Você é mais um daqueles que espera 8273 minutos para o computador ligar devido ao fato de ele ficar inicializando programas automaticamente, tais como: MsgPlus, Google Update, AvastUI, Adobe Reader, Firewall, Meus documentos, MsnMsgr, Winampa, Hp, NeroCheck, SkyTel, BrOffice, YahooMessenger, GoogleToobar? Então, neste momento abra o executar (Windows + r), digite: msconfig.exe, vá em "Inicialização" e desabilite todos estes programas que são desnecessários.

Obs: Alguns programas só podem ser removidos da inicialização dentro do próprio console, por exemplo o msn, temos que entrar no msn e em Ferramentas / Opções / Entrar / e desabilitar "Executar Windows Live Messenger automaticamente quando eu fizer logon no Windows".


Quer resolver estes problemas? Este seria um ótimo assunto para as próximas postagens.

Não deixe de comentar. Dúvidas serão respondidas!!

Poderá também gostar de:
2leep.com

7 comentários:

DicaPC.blog disse...

Curiosidade: Este post conteve 999 palavras!!!

Amandinha disse...

Não acredito que contou palavra por palavra!!

Parabéns pelo post, parabéns pelo blog!!

Anônimo disse...

Ele não contou palavra por palavra, eu acho que ele copiou e colou em algum lugar que tem limite de palavras ;)

Eric Augusto disse...

Haha.. Não contamos palavra por palavra mesmo não. O Microsoft Office Word faz isso pra nós.

Os Diskarados disse...

E quem sabe sabebarabens

Anônimo disse...

Excelente explicações mas o que a OI me informou é que o filtro de linha tem que ser trocado de 6 em 6 meses e eu não troco faz mais de ano, isso é certo? Pode ser isso a lentidão?Tudode boa qualiade mas começou com o jogo LE TROCA, será que é isso? Inclusive meu Outlook parou de abrir as pastas de mensagens, ele entra mas sai em seguida e deixa aviso quenão consegue abrir as pastas.
Abraços
Cida RJ

Unknown disse...

mais dois ponto que não foi dito, e que também deixa o computador lento são os arquivos que ficam temporariamente no sistema, mais precisamente na pasta " TEMP", e também ficheiros, resto de programas que foram aparentemente desinstalado corretamente.

Postar um comentário

Obs: Comentários com intuito de menosprezar nosso trabalho serão excluídos!