17 de ago. de 2010

Aprenda a Criptografar!!



Criptografia (do Grego kryptós, "escondido", e gráphein, "escrita") é a aplicação de um algoritmo matemático que torna os dados ilegíveis aos usuários que não possuem a chave exigida.

Criptografe seus arquivos e pastas. Esta é mais uma maneira de protegê-los.


Após criptografar (esconder e proteger) seus arquivos ou pastas você não poderá mais velos e/ou executá-los. Para conseguir abrir esses arquivos, basta descriptografá-los. A descriptografia é o processo de conversão de dados do formato criptografado novamente em seu formato original. Depois que o usuário descriptografar um arquivo, ele poderá ser acessado normalmente.

A Microsoft disponibiliza uma ferramenta chamada EFS que lhe permite criptografar dados em seu computador e controlar quem poderá descriptografar ou recuperar esses dados. Por estar integrado ao sistema de arquivos, o EFS é fácil de ser gerenciado, difícil de ser atacado e transparente ao usuário.


Para criptografar usando UFS: abra o Windows Explorer. Clique com o botão direito do mouse no arquivo ou pasta que deseja criptografar e, em seguida, clique em Propriedades. Na guia Geral , clique em Avançado. Marque a caixa de seleção Criptografar o conteúdo para proteger os dados e, em seguida, clique em OK.

Para desfazer a criptografia faça o mesmo procedimento mas desmarcando a opção Criptografar o conteúdo para proteger os dados.

Além do EFS, existem outros softwares:

- Safe House Explorer USB Disk Encryption
Gratuito. Programa com interface amigável, leve e fácil de usar. As principais ferramentas do aplicativo estão dispostas em uma barra de tarefas presente mais acima da tela do programa. Ele utiliza algoritmos com chaves de 256 bits. Este programa ainda funciona em diversos locais como dispositivos USB, memory sticks, servidores de rede, CDs/DVDs, iPods e outros.
Download aqui: baixaki.

- EncryptOnClick
Gratuito. Possui interface simples. Utiliza encriptação de 256bits. Há apenas quatro botões no EncryptOnClick, sendo os dois primeiros para colocar senha nos arquivos, e os outros dois para retirar a senha. Tudo que você deve fazer é escolher se deseja colocar senha em apenas um arquivo (Selecione a opção File), ou em uma pasta inteira (Selecione a opção Folder).
Link para download: baixaki.

- Kruptos
Gratuito. Ele criptografa a 128 bits. Traz, recursos adicionais, como a capacidade de deletar arquivos definitivamente. Ele integra-se ao menu do Windows Explorer (podendo ser acessado pelo botão direito do mouse).
Link para download: baixaki.


- KGB Archiver
Gratuito. Além de criptografar, ele comprimi os arquivos, em testes feitos com este software, foi possível reduzir um arquivo de 449 MB para apenas 1.47 MB. O único ponto negativo neste programa é que a compressão dos arquivos (bem como a descompressão) são tarefas realmente longas, tomando um tempo considerável.
Link para download: baixaki.

- Cypherix LE
Gratuito. Ele permite a você codificar seus arquivos e pastas pessoais em até 128Bits. A aplicação contém uma interface conveniente. É fácil de usar.
Link para download: baixaki.

- Comodo Disk Encryption
Gratuito. Este programa permite que você criptografe seus discos rígidos locais e partições. Ele trabalha na de forma simples, por isso não há necessidade de desligar ou reiniciar o PC para criptografar seus dados.
Link para download: baixaki.

- Winrar
Gratuito. Dessa você não sabia né! O Winrar também bloqueia arquivos porém de forma simples. Para criar uma senha com o Winrar, basta clicar com o botão direito sobre o arquivo e clicar em "adicionar para o arquivo...". Na janela que abre clique na aba "Avançado" e depois no ítem "Configurar senha", não esqueça de selecionar "Codificar nome do arquvo".
Link para download: baixaki.

- AxCrypt
Gratuito. Ele encriptografa seus arquivos em até 128bits. O programa se integra ao Windows Explorer e permite combinar encriptação forte de algoritmos AES com compressão. Os arquivos encriptados possuem extensão .AXX em seus nomes, podendo ser descodificados somente com o programa.
Link para download: baixaki.

- TrueCrypt
Gratuito. Este programa cria partições falsas. A interface do aplicativo é amigável e fácil de se entender. Basta clicar em “Create Volume” e escolher a letra correspondente de qualquer drive disponível. Em seguida siga os passos e definições necessárias.
Link para download: baixaki.

- PGP Desktop Pro
Pago, 212 Euros. Este é um programa robusto e completo, ele te oferece alto índice de segurança. O programa pode criar discos virtuais criptografados, além de embaralhar todo um HD ou partição. Também pode criptografar e apagar (para sempre) arquivos individuais. Como se não bastasse, ele ainda protege seus e-mails.


Comente abaixo!!


FONTE: Baixaki.

Poderá também gostar de:
2leep.com

2 comentários:

Anônimo disse...

valeu mesmo foi bastante interessante compartilhar essa informação...Mas alguns sistemas operacionais parece não disponibilizar esse recurso.

Eric Augusto disse...

Opa..
Sim, mas daí temos que fazer o downloads de alguns programinhas para isto..

;)

Postar um comentário

Obs: Comentários com intuito de menosprezar nosso trabalho serão excluídos!