21 de jul. de 2010

Recupere arquivos apagados



A exclusão acidental de arquivos, fotos, vídeos e documentos é algo comum entre usuários. Porém, poucos sabem que os dados apagados do sistema podem ser muitas vezes recuperados através de softwares apropriados. Há a possibilidade de recuperar seus dados até depois de você ter formatado seu HD.

Na verdade quando um arquivo é apagado, é apagado o endereço dele no meio físico. O arquivo continua ali até que outro seja gravado "por cima" no mesmo espaço.


A recuperação dos dados é possível porque os arquivos não são removidos fisicamente do disco rígido, mas sim renomeados, de forma que o sistema operacional os identifique como espaço livre em disco, fazendo com que novos arquivos ocupem seus lugares ao serem instalados. Portanto, alguns cuidados devem ser tomados para que a recuperação seja bem sucedida:

-Os arquivos devem ser restaurados em uma unidade diferente da que está em recuperação, deste modo você evita que ele seja sobrescrito.

-Quanto menor o tamanho do arquivo e tempo para a recuperação, mais chances de sucesso.

-Evite executar/fechar aplicações antes e durante da recuperação, pois arquivos temporários de programas também podem sobrescrevê-los.

Programas restauradores:

-Data Recovery
É um programa muito leve (contitui-se de um arquivo compactado de 155 KB), fácil de usar e não precisa de instalação. Ele pode ser usado mesmo a partir do seu drive de disquetes e, para iniciar a procura por arquivos, basta digitar parte do seu nome no campo de buscas. Depois de encontrar os dados desejados, você pode recuperar vários deles usando as teclas SHIFT e CTRL ou selecionando todos os de um mesmo diretório.

-File Recover
Ferramenta segura e fácil de usar. O programa permite filtrar os resultados por critérios como documentos HTML, imagens e vídeos para recuperação de arquivos deletados a partir de HDs, disquetes e outros tipos de mídia de armazenamento de dados.



-File Scavenger
O programa é interessante para quem trabalha com HDs em modo RAID, pois traz ferramentas para recuperação específica. File Sacavenger conta com comandos de salvar e abrir seções para que o disco não precise ser escaneado novamente, suporta volumes NTFS e FAT/FAT 32 e pode obter uma imagem do disco.



-Recover My Files
Simples, fácil e rápido. Recover My Files é uma utilidade para recuperar arquivos deletados, incluindo documentos, fotos digitais, arquivos zipados, e-mail, música, vídeo e mais. Procura em cada setor do seu disco rígido e você não necessita de nenhum conhecimento. Recupera arquivos até de formatações antigas.


-GetDataBack
GetDataBack for NTFS é um software avançado para recuperação de dados, auxiliando na tarefa de restaurar tabelas de partição de discos, registros de boot, Master File Table ou diretórios root corrompidos ou perdidos devido ao ataque de um vírus, arquivos deletados, formatações ou falta de energia. O software pode até mesmo recuperar dados quando o disco não é mais reconhecido pelo sistema operacional ou quando não apenas o diretório raiz está perdido, mas todas as informações estão perdidas.

-Undelete Plus
Possui interface simples e amigável possibilitando seu uso a qualquer usuário. Contando também com suporte ao nosso idioma. A compatibilidade do programa inclui desde os sistemas de arquivos mais antigos até os mais atuais: FAT12, FAT16, FAT32, NTFS, NTFS5.

-Recuva
Com as precauções básicas e o mínimo de atenção na hora da recuperação, Recuva é com certeza um software excelente para quem necessita recuperar arquivos e que, porém não dispõe de conhecimentos técnicos suficientes nem de mão-de-obra especializada.

OBS: Pode acontecer de um arquivo ter sido parcialmente sobrescrito e, nesse caso, ao efetuar sua recuperação ele virá com defeito.

Poderá também gostar de:
2leep.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obs: Comentários com intuito de menosprezar nosso trabalho serão excluídos!