20 de jul de 2010

Diminuindo o cansaço visual causado pelo uso do computador




Pessoas que ficam muito tempo na frente do computador com os olhos expostos a luz do monitor por longos períodos estão expostas ao CVS (Síndrome de Visão do Computador).

Este cansaço visual cujas reações ou sintomas são queimação, olhos secos e cansados, dores no pescoço e cabeça e visão embaçada é causado pela má iluminação do ambiente, longos períodos na frente do monitor ou excesso de multimídia (luz, sons, etc).

O desconforto físico oferecido pelo CVS pode nos deixar deprimidos, de mau humor ou indispostos.


Segue abaixo algumas dicas simples que qualquer usuário poderá realizar para obter um melhor conforto e rendimento, seja no trabalho ou não e ainda prevenindo futuras doenças:

1. A cada hora que estiver na frente do computador, saia e dê uma relaxada pelo ambiente por cerca de 10 minutos. Neste período procure relaxar fazendo outras tarefas.

2. Caso esteja em um escritório ou qualquer outro lugar onde não possa sair da mesa, procure inclinar-se para trás, fechando os olhos e relaxar um pouco.

3. Faça trabalhos auxiliares que não envolvam o computador durante estas pausas.

4. Exercícios de alongamento com movimentos próprios são muito bem vindos ao corpo que está imóvel por um bom tempo pois faz seu corpo relaxar e você se sentirá melhor.

5. Os brilhos e iluminações que vem de trás do monitor entram em contato direto com nossos olhos. Então é recomendável colocar lâmpadas de mesa, pois o monitor produz sua própria luz, de modo que você apenas necessite ajustar a luz indireta ao redor de si.

6. Se o ambiente é muito iluminado pelo sol (fique próximo a uma janela, por exemplo) é imprescindível ajustar as cortinas ou persianas para que as luzes não interfiram diretamente no monitor.

7. Não fique em frente ao computador em locais escuros, pois o monitor irradiará muita luz, fazendo com que seus olhos se forcem para enxergar a imagem irritando-os inevitavelmente.

8. Procure por luzes adequadas. Não é bom ficar em frente ao computador só com aquela luz do seu quarto que mal ilumina. Trate de por uma luz forte e de qualidade já que estamos falando de sua saúde que em curto prazo lhe dará o retorno.

9. Se puder, use plantas naturais perto de sua mesa de trabalho, pois elas umedecem o ambiente e também reduzem a poeira e outras partículas que poderiam irritar seus olhos.

10. Os “olhos secos” são uma das maiores reclamações dos usuários devido aos nossos piscarem muito pouco quando estamos na frente do monitor. Se possível use algum produto natural que possa aliviar esse sintoma, colírio ou até mesmo pegue um pano limpo, umedeça-o em água e quando sentir a vista queimando feche os olhos e passe o pano devagar, pois, isso ajuda a umedecê-los.


11.Tente regular o monitor para que não fique com tanto brilho e se possível use a taxa de refresh (freqüência de atualização de seu monitor) no máximo. Caso não saiba mudar, veja como mudar a taxa de freqüência do monitor aqui.

12. Caso seu monitor seja CRT (de tubo): o modelo com tela plana é melhor, pois oferece uma visualização melhor que as telas curvas. Aumente a taxa de freqüência de seu monitor, pois quanto maior a taxa de freqüência, melhor para seus olhos. Aumente a resolução da tela (também ajuda). Os monitores LCD sem dúvida são melhores para sua vista.

13. Tente regular as cores, contrastes e brilhos para diminuir esta fadiga visual. Procure usar tons frios e pouco brilho, mas não em excesso pois isso também vai prejudicar na visualização de uma imagem.

14. Quando estiver lendo um documento ou site e caso o mesmo possua letras muito pequenas, procure aumentar o tamanho delas no próprio editor ou mesmo no navegador, já que oferecem este recurso.

15. Procure deixar o monitor o mais afastado de seus olhos. A distância ideal segundo os Optometristas é entre 50 e 70 cm.

16. Para ajudar você pode usar filtros ou escudos anti-brilhos para monitores, podendo ser polarizado ou óptico e usado em monitores CRT, LCD ou mesmo de notebooks. Se quer repelir a poeira do monitor, use coberturas anti-estáticas.

17. Para aqueles que redigitam documentos, passando o que está no papel para o computador em forma digital, é recomendado o uso de braçadeiras mecânicas que segurem este papel a certa distância dos olhos, permitindo assim maior agilidade e menor esforço visual.

18. Para programadores, onde normalmente é utilizado linguagens, símbolos e configurações visuais mais complicadas, é preferível o uso de fontes mais simples, como Courier e New Courier.

19. Para quem trabalha com imagens e gráficos, devem usar monitores com alta resolução, alta freqüência e se usa monitor LCD, habilite o ClearType para suavizar fontes.

20. Faça exames de vista regularmente. De acordo com especialistas, adultos com mais de 40 anos devem fazer exames a cada três anos. De 40 a 60 a cada dois anos e se trabalha com uma carga mais pesada ou tem tendência com problemas de visão, devem diminuir ainda mais este período de consulta.

21. Uma boa opção para evitar a aceleração da “degradação” visual é o uso de óculos de descanso enquanto estiver no computador. Para isso você deve consulta um oftalmologista para saber o grau e tipo de lente adequado.

OBS: O CVS é também causado no uso em excesso de outros aparelhos multimídias, como televisores, vídeo games, etc.

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2 comentários:

carlos66ca disse...

Brigadão ^^

Eric Augusto disse...

Eu tenho vista seca!! Já usei vários colírio e fui em vários oftalmologistas mas não adianta. Fico muito no PC. Vou ver se sigo as próprias dicas e vamos ver se melhora!!!

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