18 de jul. de 2010

Deixando o Windows XP mais rápido



Quando eu comprei meu computador ele não era lerdo assim!!!

O que acontece é que com o tempo o nosso PC tende a ficar lento mesmo. Existe muitas razões para que isso aconteça. Todos os dias programas são instalados e desinstalados, arquivos são criados, modificados e apagados, surgem erros e problemas no registro, arquivos desnecessários são acumulados (lixo), etc.


01. Removendo Efeitos Visuais.

Por padrão, o Windows XP já vem com a seta do mouse e menus sombreados, conteúdo das janelas aparece quando elas são arrastadas, animar ao maximizar e minimizar, etc. Esses efeitos exigem parte do desempenho do computador. Se você quer que seu PC fique consideravelmente mais rápido, porém mais "feio", desabilite algumas opções:

1) Entre nas propriedades do Meu Computador (botão direito no ícone "Meu Computador").
2) Clique na aba Avançado. Dentro de Desempenho clique em Configurações.
3) Na aba Efeitos Visuais, selecione a opção Ajustar para obter um melhor desempenho.
4) Caso o Windows ainda deixe alguns itens marcados e você queira mais desempenho ainda, retire todos os efeitos manualmente.



02. Removendo aplicativos desnecessários na inicialização

1) Abra o Menu Iniciar -> Executar e digite: "msconfig" (sem aspas).
2) Clique na aba Inicializar e desmarque todos os programas que não precisam ser inicializado com o Windows ao ligar o computador.


OBS: Remova somente aqueles arquivos que você conhece. Saiba o que desmarcar para não remover o antivírus da inicialização por exemplo. Exemplo que arquivos que não seria bom remover: System Tray, Scan Registry, LoadPower.


3. Limpando o Disco

A limpeza de disco faz uma limpeza no HD desocupando espaço que poderia ser aproveitado de maneira mais útil. Limpa lixeira, resto de programas excluídos, arquivos temporários, etc

Menu Iniciar > Programas > Ferramentas do Sistema > Limpeza de disco.


Programas limpadores:
- Disk Washer
- Glary Utilities
- Lavasoft
- Ccleaner


4. Desfragmentando o Disco

Você altera, salva ou exclui documentos, essas alterações são gravadas em locais diferentes dos originais o que, ao longo do tempo, torna o PC mais lento já que é preciso procurar as partes do arquivo em diversas áreas do HD. O desfragmentador tenta por esses arquivos em ordem.

Menu Iniciar > Programas > Acessórios > Ferramentas do Sistema > Desfragmentador de Disco. Na caixa de diálogo, escolha a opção Analisar. O Windows vai te avisar se é necessário fazer a desfragmentação. Se sim, clique em Desfragmentar e deixe o programa consertar os erros para você.


Programas desfragmentadores:
- Diskeeper
- Jkdefrag
- Defraggler
- SmartDefrag
- Auslogics Disk Defrag

Poderá também gostar de:
2leep.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obs: Comentários com intuito de menosprezar nosso trabalho serão excluídos!