17 de jul. de 2010

6 dicas de como limpar seu PC



Estamos constantemente usando nossos computadores e é de suma importância que eles sejam higienizados de vez em quando. A falta de higiene pode trazer alguns problemas a saúde além de ser ruim para auto-estima.

Também não adianta ter um CPU imundo e limpar só o teclado e o mouse fingindo estar tudo certo (CPU empoeirado pode causar problemas respiratórios).


Antes de realizar qualquer um dos métodos abaixo, desligue o computador e de preferência desligue também da tomada (para não correr risco de leva choque com energia acumulada).

01. Limpando o teclado:


O teclado é um repositório de lixo e é o componente que tem de ser limpo regularmente, pois estamos constantemente com as “mãos” em cima dele. Embaixo das teclas podemos encontrar coisas realmente nojentas como lascas de unha, pêlos, cabelos, farelo de bolacha, etc.

Coloque uma folha de jornal sobre a mesa e vire o teclado de ponta cabeça. Depois, chacoalhe-o para que a sujeira de dentro do teclado caia no jornal. Limpe-o com um pano úmido ou com álcool para eliminar as bactérias. Se puder, limpe com aspirador para sugar o pó entre as teclas do teclado.

Se ainda não estiver satisfeito e deseja limpa-lo mais, tente remover as teclas (com ajuda de uma chave de fenda). Não remova a tecla de espaço, pois é mais difícil de ser remontada. Passe o aspirador e depois passe um pano seco.

02. Limpando o mouse:

"Mouse sujo representa mais perigo que corredor de ônibus" (segundo pesquisa feita por Roberto Martins Figueiredo, mais conhecido como o Dr. Bactéria do Fantástico).
Este é um componente que facilmente fica sujo, principalmente naqueles dias de calor que até ficamos a mão suada.

O mouse pode ser limpo com uma flanela levemente umedecida em água ou álcool. Caso o mouse seja o de bolinha, retire a bolinha e limpe as roldanas internas com palito de dentes ou cotonete.

03. Limpando a escrivaninha:


A escrivaninha é o mais simples, é só tirar a porcariada de cima e limpar com uma flanela umedecida com álcool ou lustra móvel.

04. Limpando o monitor:


Principalmente os monitores CRT (antigos e pesados), como tem eletricidade estática com maior facilidade, atraem bastante pó. Tanto o CRT como o LCD devem ser higienizados com cuidado. Caso o visor esteja "muito sujo", deve ser limpo com material próprio e o corpo do monitor higienizado com uma flanela levemente umedecida.

OBS: Os monitores LCD (finos e leves) não pode levar qualquer tipo de água ou limpa vidros para limpar o ecrã! Deve apenas ser limpo com um pano seco e de preferência muito macio para não fazer riscos. Pois caso contrário terá o ecrã cada vez mais estragado e com manchas. Cuidado ao deixar qualquer líquido escorrer dentro do monitor.

05. Limpando o dissipador e o cooler (ventoinha):


Com o tempo as ventoinhas vão enchendo de pó, isso é completamente normal e conseqüentemente a refrigeração da CPU é prejudicada.

A limpeza pode ser feita com cotonete, escovas de dente e uma flanelinha. Retire o cooler cuidadosamente (caso não consiga, a limpeza pode ser feita com ele fixo mesmo mas, com maior cuidado). Após tirar tente retirar a poeira impregnada nele. Pronto.

OBS: Caso faça uso de algum líquido para limpar mais profundamente o cooler (não recomendado) não se esqueça de secá-lo completamente antes de voltar a usa-lo, pois é possível que o líquido respingue e acabe por estragar outras peças do computador.

06. Limpando dentro da CPU:


Este processo não é necessário fazer com tanta regularidade e faça-o apenas se o souber! E também verifique se o computador ainda está na garantia pois ao abrir-lo perderá a garantia! Tenha muito cuidado para não danificar as peças!

É recomendado o uso de aspirador, pois assim evita ter de tocar nos componentes do computador. Caso não esteja ainda contente, use algodão e cotonete para limpar as partes menos acessíveis. Com isto as ventoinhas não terão mais pó facilmente e não será expelido pó para fora do computador.

A parte externa da CPU (gabinete) é simples de limpar. Basta umedecer um pano em água, detergente, álcool, etc e limpá-lo cuidadosamente.
OBS: Faça isto em local aberto, no quintal da sua casa por exemplo.

Poderá também gostar de:
2leep.com

3 comentários:

Anônimo disse...

meu pc consegue ser mais sujo que esse ultimo ai kkkkkkkkkk

Eric Augusto disse...

AOshdAOUHDso.. oloco véi.. segue a dica ai e limpa o seu.. o meu tbm nao é exemplo nao mas tbm sujeira de mais acaba dando leg, lerdeia o pc

Varg991 disse...

a minha escrivaninha ta igualzinho aquele =P
é zueira eu recomendo limpar a cpu com aspirador de pó é mais facil e não estraga

Postar um comentário

Obs: Comentários com intuito de menosprezar nosso trabalho serão excluídos!